Você compraria ações da Forjas Taurus após seu primo ser assassinado ou ações da Altria Group após seu pai morrer de câncer de pulmão? Mesmo que a empresa não tenha nenhuma relação com o ocorrido, isso é relevante para você?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 23 de março de 2019
Ações.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Boa noite Pedro.

Não estou passando por isso.

Só quis entender se há algum espaço para esse questionamento dentro do mercado acionário. Investidores institucionais e gestores de fundos não podem ter essa preocupação. Mas talvez se torne relevante para algumas pessoas físicas. De minha parte, não deixaria de investir em uma AMBEV ou na SOUZA CRUZ, em função disso. Mas conheço pessoas que não alocam capital, por exemplo, no FACEBOOK, em razão do viés de esquerda da empresa.

Creio que o mais saudável é separar investimentos da moral pessoal e se houver atrito entre ambos, ficar com a moral.

Aprendiz Respondido em 27 de março de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Se tiver passando por essas dificuldades pessoais te desejo força para que supere essas tristezas.

Em relação à esse tipo de análise relacionadas às empresas, acredito que sejam pontos delicados que podem se somar com uma análise fundamentalista mais aprofundada. Não acho que talvez seja decisivo, mas pode fazer a diferença.

Exemplo: Eu acredito na crescente digitalização dos bancos e odeio os serviços oferecidos pelos grandes bancos, mas ainda assim tenho ações do Itaú indiretamente através da Itausa. No caso minhas impressões pessoais não foram decisivas, mas é algo que será acompanhado por mim ao longo dos anos.

Exemplo 2: Ambev é uma empresa gigante e boa pagadora de dividendos, mas não acredito que ela vá crescer mais e também acredito que os problemas sociais causados pelo consumo excessivo de álcool serão, em algum momento, mais bem discutidos e haverá mais regulamentação e restrição. Assim não invisto.

Se uma empresa tem fundamentos ruins, uma impressão pessoal pode ser a certeza do não investimento.

Se uma empresa tem fundamentos bons, uma impressão pessoal negativa nem sempre é decisiva.

Experiente Respondido em 27 de março de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta