Variação de Ativo/Passivo Circulante ?

Boa noite Pessoal!

Estou estudando contabilidade e vejo que muitas pessoas falam sobre Variação do passivo circulante e ativo circulante.

Tentei entender em algumas perguntas feitas aqui mesmo, mas não entendi.

Alguém pode me ajudar ?

Aprendiz Perguntado em em 26 de setembro de 2018
Ações.
Adicionar Comentário
4 Resposta(s)

Passivo circulante são as obrigações da empresa com a previsão de serem liquidadas em até 12 meses contados da data do balanço. Ex: contas a pagar (fornecedores), salários a pagar, parcelas de empréstimos, impostos a pagar
Já os ativos circulantes são os bens e direitos da companhia que ela espera converter em dinheiro em até 12 meses contados da data do balanço. Ex: contas a receber de clientes, estoques, saldo em caixa e aplicações financeiros, tributos a recuperar.

Assim, se a variação do passivo circulante for positiva, significa que a empresa terá mais obrigações no curto prazo em relação ao último balanço.
Por outro lado, se a variação do ativo circulante for positiva, significa que a empresa também espera receber mais recursos no curto prazo.

Geralmente, se divide um pelo outro (AC/PC) para avaliar a liquidez da empresa. Assim, se uma empresa tem um índice elevado, possui uma ótima folga de caixa no curto prazo.
Mas tem exceções, como a Ambev, que não gosta de trabalhar com uma folga tão grande (caixa rende pouco frente a outros projetos mais rentáveis). Ao mesmo tempo, a companhia pressiona os seus fornecedores, para pagar o mais tarde possível.

Faixa Preta Respondido em 26 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário

Só para ver se entendi direito..
A variação poderíamos dizer que é um menos o outro, e teremos a variação para mais ou para menos ?

Obrigado pela ajuda!

Aprendiz Respondido em 26 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário

Exato.
Você pega a variação dessas contas entre balanços de datas diferentes.

Faixa Preta Respondido em 26 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário

Passivo Circ 2017 = $100; Passivo Circ 2018 = $80; houve uma variação negativa (redução) de  $20 (80-100). Isto é, dívidas de curto prazo diminuíram $20

Ativo Circ 2017 = $100; Ativo Circ 2018 = 150; houve uma variação positiva (aumento) de $50 (150-100). Isto é, bens e  direitos de curto prazo de alta liquidez aumentaram em $50

CCL = Capital Circulante Líquido

CCL = AC – PC

CCL 2017 = AC2017 – PC2017

CCL 2017 = 100 – 100

CCL 2017 =0

Aprendiz Respondido em 27 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta