Um investidor que tenha performado o ibovespa desde sua criação em 05/2006 até hoje teria rentabilizado 130%, enquanto no mesmo período ele tivesse feito 100% do CDI teria rentabilizado 268%. No caso um investidor passivo seria mal sucedido?

  • . . .
Investidor Perguntado em em 14 de maio de 2019
Ações.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Veja, Ibov é um índice, uma carteira teórica composta por ações com maior volume de negociação.

Sendo assim, o primeiro fator que pesa contra, é que nem sempre as ações que compõem o índice são boas empresas. E a composição do índice pode mudar ao longo do tempo. Então o índice de 2006 não é o mesmo índice de hoje.

Em segundo lugar eu tomaria como parte da conta os dividendos pagos ao longo do tempo. Vai ver que a maioria das empresas vence o CDI facilmente se reinvestidos os dividendos.

Em terceiro lugar, a taxa Selic sempre foi historicamente elevada no BR, hoje estamos no patamar mais baixo e temos tudo para manter (ou reduzir ainda mais) pelos próximos anos. Difícil fazer futurologia, mas em um cenário futuro de Selic baixa por um longo período significa um CDI cada vez mais fraco frente ao Ibov.

 

Comprove essas ponderações analisando bons fundos de renda variável, muitos vencem o ibov facilmente. Talvez o grande exemplo atua seja o Alaska Black.

Experiente Respondido em 15 de maio de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta