Tiago e Professor Baroni, quando se referem a um número adequado de ativos entre 15 e 20 é apenas em ações ou esse número já inclui fundos imobiliários? Por ex, uma carteira com 12 – 15 ações + 8-12 fundos imobiliários + 3 – 4 BDRs seria demais?

  • . . .

Sempre tenho essa dúvida se esse número de ativos ideais é apenas naquele tipo de ativo ou em toda a carteira de renda variável. Ter esses números que citei estaria pulverizado?

PS: ainda estou montando a carteira, estou planejando, não quer dizer que eu tenha todos esses ativos nela.

Aprendiz Perguntado em em 14 de fevereiro de 2019
Papéis.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Não sou nenhum dos dois mas vou deixar minha opinião 🙂
Tudo depende de quanto você quer estar exposto à renda variável. Note que todas as classes citadas são de renda variável.
As ações tem desempenho diferente dos FII e dos BDR. Os FII te pagam mensalmente e são menos voláteis e não te dão grandes ganhos de capital. Já as ações podem crescer bastante.
Minha carteira tem 14 ações e 20 FII. A carteira exterior é outra à parte
Experiente Respondido em 16 de fevereiro de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Obrigado pela resposta, BPMilhao. Não é nem que eu tivesse direcionando a pergunta só pra eles, mas é que sempre vejo eles falarem sobre isso mas sempre tenho dúvida sobre o resto da carteira kkkk

eu tenho também um percentual de renda fixa já alocado, daí tenho começado a montar uma carteira de renda variável agora e estou montando um plano de quantos ativos seria suficiente pra alcançar uma boa diversificação sem pulverizar.

gostei da sua opinião, faz sentido ter mais FIIs uma vez que são menos voláteis.

Aprendiz Respondido em 16 de fevereiro de 2019.
Adicionar Comentário

Sua resposta