Tesouro Selic ou tesouro IPCA, qual dos dois vocês consideram uma melhor alternativa para mina reserva de emergência?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 1 de julho de 2019
Renda Fixa.
Adicionar Comentário
3 Resposta(s)
  • . . .

    Só complementando a resposta acima, o grande problema de usar um título como o Tesouro IPCA como reserva de emergência é que, por conta da marcação a mercado, caso você resgate antes do prazo de liquidação do título é possível que tenha prejuízo. Dessa forma, esse título não deve ser usado como reserva.

    Experiente Respondido em 1 de julho de 2019.
    Adicionar Comentário
    • . . .

      Complemento o colega, tesouro selic é o que possui maior liquidez, uso este como reserva de emergência e como garantia no pit de negociação.

       

      Aprendiz Respondido em 1 de julho de 2019.
      Adicionar Comentário
      • . . .

        Posso te dizer que o Tesouro Selic, pois o Tesouro Direto Selic é muito recomendado para objetivos de curto prazo enquanto o IPCA, que é um híbrido indexado à inflação, é mais indicado para o longo prazo. Você tem que procurar algo com liquidez e que esteja ali para quando você precisar, por isso se chama reserva de emergência. 

         
        o Tesouro Selic tem liquidez diária e sua rentabilidade segue o CDI. Ou seja, você pode resgatar quando quiser, com segurança e sem perda de rentabilidade, além do spread de 0,01% sobre a rentabilidade.
         
         
        Assim, esse é um título muito utilizado para construir a reserva de emergência. 
        Adicionar Comentário
      • Perguntas relacionadas

      • Disclaimer

        As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

      • Sua resposta