Tenho 40 anos, sou autônomo e pago a previdência social sobre 1 salário mínimo desde os 18 anos. Atualmente pago R$ 104,94 mensalmente. Minha dúvida é se essa altura vale a pena continuar pagando ou abandonar e passar a investir esse valor em Fiis ?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 16 de janeiro de 2019
Aposentadoria.
Adicionar Comentário
3 Resposta(s)
  • . . .

O ideal agora seria continuar pagando, tendo em vista que caso você opte por resgatar, é provável que acabe pagando uma alíquota ainda elevada de impostos e perdendo rentabilidade. Ideal, no entanto, é que você além desse aporte na previdência, você também direcione aportes para ações e fundos imobiliários, de forma a estruturar sua carteira previdenciária.

Faixa Preta Respondido em 16 de janeiro de 2019.

Muito obrigado pela resposta Felipe.

Sim, já estou formando minha carteira diversificada com ativos em ações e fiis. Minha dúvida era mesmo se parava de pagar a previdência social e adicionaria aquele valor aos aportes que já venho fazendo. Mas pelo jeito a essa altura é mais negócio continuar pagando o INSS e em paralelo fazer meus investimentos. Grato!

em 25 de janeiro de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

O problema de deixar de pagar a previdência social e aportar somente em aplicações diversas é que você fica desamparado em caso de invalidez e sua família em caso de morte.

Aprendiz Respondido em 17 de abril de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Fabio,

 

Como todos sabemos o INSS é uma instituição de credibilidade duvidosa…e para todos nós há apenas a certeza de um dia se aposentar com 1 SM.
O valor que vc recolhe sobre um SM…tem mais a função de seguro (invalidez) do que previdência.  Para ter uma aposentadoria  sustentável vc mesmo deve construir sua carteira de ativos( FII e ações pagadoras de dividendos).  Acompanhe a renda gerada por estes ativo…reinvista junto com novos aportes … e decida vc a melhor hora para se aposentar. Não deixe que o Estado decida isto por você.

Investidor Respondido em 18 de abril de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta