Sobre IR de FII : Nas notas de corretagem o IRRF sempre está zero. Fiz venda em 30/nov/18 com lucro e 3 vendas dez/18 com prejuízo. Eu deveria ter pago DARF ref a nov certo (R$0.96) ? Ou o prejú de dez abate (-56,84)? Obrigado.

  • . . .

Pelas notas de corretagem da corretora, eles não retém o IRRF, sempre está zero; – Estou entendendo que os lançamentos nos meses é de acordo com data da nota de corretagem (e não 3 dias depois que a B3 dá “baixa”); – A primeira venda de FII foi dia 30/11/18 (nota de corretagem) com lucro ínfimo. Como não tem IRRF na nota de corretagem, deixei zero e o imposto a pagar seria de 0,96 centavos; – Vendi mais 3 FIIs em dezembro e a soma total deu prejuízo de 56,84

1) Esse prejuízo só poderia ser abatido se eu tivesse vendido FII em Jan/19, certo ? Ou poderá ser abatido se eu vender em algum mês de 2019 (para a declaração do ano que vem, sei que nessa não tem o que fazer)

2) Para novembro eu teria que ter pago esse DARF de 0,96 centavos, correto? Se sim, eu não fiz :-/ .

Pois havia entendido que como tenho que pagar até o final do mês seguinte, o prejuízo de dezembro compensaria e não precisaria pagar DARF ref a venda de 30/11.

Aprendiz Perguntado em em 4 de abril de 2019
Imposto De Renda.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Não penso em vender FII tão cedo, só vendi por uma decisão pontual (parte recomendada e parte decisão minha). Esse valor de R$ 0,96 pode ficar “pendente” por quanto tempo ? Já que não sei quando terei outra DARF para pagar.

Acho sei se entendi a parte “inclui o valor devido de IR assim que tiver outra DARF”.  Tipo, lanço lá na declaração de IR o lucro, e deixo zero no Imposto Pago ?

Aprendiz Respondido em 4 de abril de 2019.

isso mesmo!

em 4 de abril de 2019.

Só para encerrar… se o lucro for menos 10,00 como no meu caso (0,96)… eu posso ficar “devendo” essa valor por quanto tempo ? Supondo que posso ficar mais de 5 anos sem vender FII e não penso em vender mais de 20mil reais em ações no mês.

O valor “caduca” ? rs

em 4 de abril de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Olá Marcelo!

O resultado positivo de nov/18 tem q pagar a DARF , mas como ela deu menos de 10,00 inclui o valor devido de IR assim q tiver outra DARF.

O prejuízo só pode ser abatido no meses seguintes, nunca nos meses anteriores.

Clareou? 

Experiente Respondido em 4 de abril de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta