sera que devo fazer minha reserva de emergência utilizando fiis?

  • . . .
Adicionar Comentário
3 Resposta(s)
  • . . .

Você se sentiria confortável tendo sua reserva de emergência em FII’s? Muitas pessoas não, e você pode precisar do dinheiro na pior parte do ciclo econômico, por isso tente ter alguns meses de seus gastos mensais em uma aplicação com baixa/nenhuma volatilidade – não sei se isso existe – e com liquides.  Em períodos de forte  otimismo você escuta muita gente falando que aguenta a volatilidade e que não se preocupa em ver o patrimônio  caindo 80%, porém quando a crise vem e este fato se concretiza muitos entram em desespero e pulam fora. Certas coisas não importam o quanto você estude, você precisa vivenciar para entender e aprender.

Espero ter ajudado. Sucesso nos investimentos!

Experiente Respondido em 5 de junho de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

É mais seguro e prático ter o fundo de emergência em renda fixa propriamente dita como tesouro direto e fundos DI.

Mas é possível deixar essa reserva em FIIs também, nesse caso sugiro os FIIs de papéis, especialmente os mais atrelados a CDI e IPCA como KNIP11, KNCR11, HGCR11, MXRF11, dentre outros. Obviamente vale observar o que foi dito sobre possíveis volatilidades. Os papéis tendem a sofrer menos, mas na renda variável nada é garantido.

Experiente Respondido em 5 de junho de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Fundos imobiliários são produtos de renda variável indicados para longo prazo, os preços das cotas dos fundos variam no curto prazo e não possuem liquidez garantida.

Acredito que o mais indicado para um fundo de emergência são produtos de renda fixa com alta liquidez. Exemplo: tesouro selic, fundo RF com liquidez diária, CDB com liquidez diária.

Espero ter ajudado

Adicionar Comentário

Sua resposta