Se Damodaran criou o valuation, como eram feitas as análises antes dele?

  • . . .
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Na verdade o “pai ” da filosofia de investimento em ações é o Benjamin Graham, que escreveu a obra “Security Analysis”. Naquela época o foco era dado a comprar ações por valores abaixo do seu valor de liquidação, geralmente medido através de informações públicas. O próprio Graham queria popularizar um método que pudesse ser aplicado por qualquer um em qualquer lugar.

A informação era muito escassa e de difícil acesso. A mentalidade que predominava era de especulação total. Existiam muitas barganhas naquele período para quem as buscasse. O mercado também era muito pouco fiscalizado e regulado.

Com o avanço da regulação, da transparência e principalmente da divulgação eletrônica das informações, principalmente através da internet, estas barganhas foram se tornando cada vez mais raras.

Passou-se assim a exigir um método que pudesse ser melhor aplicado aos tempos modernos. Chamou-se isso de fluxo de caixa descontado. Na verdade é um conceito bastante óbvio e por isso acredito que os investidores aplicavam de forma intuitiva antes do desenvolvimento do mercado de capitais.

Que ideia tão “inovadora” do FCD é essa? É pagar hoje para receber mais no futuro. Em quantos pagamentos? Quando? Qual retorno esperado?
Daí você monta a equação do FCD.

Deste conceito simples surgiram muitas aplicações. E Damodaran é um especialista nisto.

Mas mais importante do que se adentrar nas tecnicalidades dos modelos é conhecer cada vez mais com profundidade os negócios onde você investe. Assim, seu índice de assertividade nas premissas aumenta significativamente e você consegue avaliar melhor as chances do seu investimento dar certo.

Em outras palavras, quais são os lucros normalizados que você pode esperar deste negócio? E no pior cenário? E se este pior cenário ocorrer, mesmo assim tenho um retorno interessante? Ou não?

Claramente eu não consigo te dizer qual deverá ser o lucro do Itaú nos próximos 10 anos. Mas certamente conseguiria estimar de forma conservadora este valor.

Não pense 8 ou 80. O bom investidor se encontra no meio. Aprenda a estimar ao invés de calcular. Probabilidades, isso é tudo.

Faixa Preta Respondido 6 dias atrás.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta