Referente a número deativos na carteira, tem estudos que mostram que em 12/16 ativos já está bem diluido o risco, porém isso inclui os Fiis e Ações estrangeiras ou somente ações brasileiras? Qual seria um número “interessante”?

  • . . .

No livro 101 perguntas para investidores iniciantes por exemplo, para iniciar é recomendado pelo menos 5 Fiis e pelo menos 8 Ações.

Porém gostaria de entender qual a recomendação em termos de número para uma carteira completa, inclusive com investimentos no exterior REITs e Stocks.

uns 15 ativos, porém já com REIT e stocks incluidos ou esses são outros 15 ?

Aprendiz Perguntado em em 29 de outubro de 2020
Ações.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Os estudos que apontam para em torno de 20 ativos falam em ativos como um todo, e não só ações de um país. 

Mas eu vejo que muitas pessoas se prendem muito aos números. O mais importante é a qualidade dos ativos e o tipo de diversificação que você faz. Exemplo: você pode ter 30 ativos, mas todos do mesmo setor e do mesmo país. Se outro investidor tem só 8 ativos, mas de diferentes classes, setores e países, ele estará melhor diversificado do que você. 

Alguns investidores tem carteira com muitas ações, mas muito concentrada em poucos nomes, como Buffett. Outras tinham centenas de ações, como Peter Lynch. Outros tem só 5 ações. Enfim, há diferentes maneiras de se obter sucesso, o mais importante é conhecer bem os seus ativos e diversificar de maneira inteligente (setores, países, classe de ativos) do que o número de ativo em si.

Se você consegue acompanhar 30 ativos não há problema neste número. Na minha carteira eu gosto de manter até 20, pois eu considero ser o máximo que eu consigo acompanhar com profundidade. 

Mas, novamente, esta não é uma regra absoluta.

Experiente Respondido em 29 de outubro de 2020.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta