Ações

@jorge-veras em 31/07/2019

R$ 200.000 para investir, o que acha de ter 10 ações valor, 10 ações dividendos e 10 FIIS, seguindo recomendação das carteiras da suno?

4 Respostas

  • @covalueinvest em 31/07/2019

    Jorge, boa noite,

    Primeiro você precisa identificar seu perfil de investidor, como você se sente com grandes variações na sua carteira?

    A carteira que você citou acima teria uma volatilidade bem alta, pois estaria 100% em renda variável, perceba que nem as carteiras recomendadas da Suno possuem essa caracteristica, elas também possuem um valor em renda fixa que fica de “stand by” para ser alocado após identificar novas oportunidades.

    O ideal é que você monte uma carteira diversificada aos poucos, comprando as ações/fiis que estão que estão em oportunidade (preço do ativo menor do que o valor) e também procure alocar os ativos em diferentes classes. Isso te ajuda a se proteger nos possíveis cenários econômicos que podem surgir.

  • @rafasampaio em 01/08/2019

    Acho top, manda bala!

  • @fpereira em 01/08/2019

    Eu encaro a carteira da Suno como referência. Concordo com o CovalueInvest, você tem que  identificar seu perfil de investidor e selecionar aquelas ações que mais se adequam a esse perfil, sendo da carteira da suno ou não. Eu particularmente tenho algumas ações fora da carteira da suno que julguei serem compatíveis com minha estratégia e muitas vezes a suno emite relatórios sobre elas ou até mesmo coloca na Watch list.

  • @pasfilho em 08/08/2019

    As carteiras Suno apresentam ótimos elementos norteadores, mas a decisão final sempre deve partir do investidor. Particularmente, suponho que nem sempre devemos nos basear em números muito “redondinhos” no que tange ao número de ativos. Costumo dizer que este número deve ser proporcional à nossa capacidade de monitorar e acompanhar cada um deles. Eu, por exemplo, me sentiria incapaz de acompanhar 30 ativos… Opinião bem particular e que só vale para a minha pessoa. Por fim, recomendo que estabeleça uma visão do “todo” e se pergunte: 1) por que estou optando por essa estratégia? 2) sou tolerante à grandes variações de preços? 3) consigo explicar cada escolha a partir de uma perspectiva de “valuation”? 4) será que posso aproveitar oportunidades mais adiante deixando parte do dinheiro em um fundo com alta liquidez e resgate rápido? 5) será que preciso ter tudo em renda variável, ou seria interessante ter alguns ativos voltados para a proteção da carteira?

  • jul 2019
  • 31 jul
  • ago 2019