Quias as vantagens do investimento no exterior ?

  • . . .

Quais são as principais diferenças dos mercados de capitais estrangeiros para o mercado brasileiro ?

Investidor Perguntado em em 21 de março de 2018
Aposentadoria.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Existem diversas vantagens de investir seu capital no mercado de capitais de países estrangeiros de economia forte.

Podemos destacar:

Diversificação

Em momentos de crise, ter uma concentração de seu patrimônio em outros mercados pode protege-lo de uma forte desvalorização em um mercado turbulento como o brasileiro.

Por exemplo, no dia em que o sócio da JBS, Joesley Batista soltou a gravação do presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu, a bolsa brasileira despencou 8,8%, a maior queda desde a crise de 2008.

Neste mesmo dia, tivemos as BDR’s (Brazilian Depositary Receipet) estavam se valorizando.

São valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro ativos, ações, emitidos no Exterior.

Vale ressaltar que investir em BDR’s é diferente de se investir diretamente em ações estrangeiras, pois os BDR’s podem ser comparados a “fundos de investimentos” que possuem ações estrangeiras em seu portfólio.

Porém, traz a possibilidade de diversificação nos investimentos, visto que, com esse ativo, é possível que o investidor diversifique bem a sua carteira com, além de várias ações outros diversos ativos disponíveis no mercado brasileiro, títulos lastreados em ações de companhias estrangeiras que são negociadas no mercado local.

Para saber mais sobre BDR’s:

https://www.sunoresearch.com.br/artigos/bdr-uma-forma-simples-de-investir-no-exterior/

Segurança

Vamos tomar como base o mercado norte-americano, considerado o mercado mais regulado do mundo, e assim oferece grande segurança para investir.

As regras claras e estáveis impostas pelos órgãos reguladores reduzem o risco de qualquer tipo de fraude em operações e investimentos a patamares mínimos ou quase nulos.

Para termos uma noção, no caso de corrupção da Petrobras, a empresa informou que recebeu uma notificação da SEC (Securities and Exchange Commission), equivalente a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) requerendo documentos relativos a uma investigação do próprio órgão regulador do mercado de capitais dos EUA.

Os executivos da Petrobras presos na operação Lava-Jato podem ser também processados pela lei anticorrupção dos EUA, já que a empresa tem ações negociadas na Bolsa de Nova York.

Maiores possibilidades

O mercado de capitais norte-americano é quase 50 vezes maior que o brasileiro, e por isso, oferece maior liquidez e diversificação.

Se pegarmos a porcentagem da população brasileira que investe em renda variável, chegamos em apenas 0,3%, contra 50% nos Estados Unidos.

Deste modo, existem diversos ativos que movimentam, sozinhos, mais de US$ 1 bilhão diariamente, como ações da Apple, Amazon, Bank of America, Facebook, Tesla.

Temos uma concentração de empresas globais, ou seja, expostas ao PIB global e que possuem um histórico consistente.

Desempenho sólido

Nesta década, as Bolsas de países desenvolvidos performaram bem melhor e com menos volatilidade que as emergentes e o dólar se valorizou sobre as principais moedas do mundo.

O Dow Jones, o índice referência de Wall Street, equivalente ao Ibovespa no Brasil, atingiu neste ano pela primeira vez na sua história a marca de 25.000 pontos.

As ações foram impulsionadas pelo crescimento econômico acelerado e a melhora da confiança dos consumidores e das empresas nos EUA.

Importante ressaltarmos que investir em um mercado estrangeiro e consistente não se resume apenas a investir no mercado norte-americano.

Temos bolsas de países europeus de economia forte, além de países como o Japão, que são considerados boas alternativas de investimento.

Mas Cuidado!

O investimento no exterior é recomendado para aqueles investidores que já apresentam uma carteira de investimento sólida e com uma boa diversificação em seus ativos.

As regulamentações são diferentes e é necessário acompanhar dois ou mais mercados ao mesmo tempo para fazer um bom negócio, tornando a operação bastante complexa e aumentando, com isso, o grau de risco no seu processo de execução.

Para os investidores iniciantes, sugerimos que deem preferência ao mercado de capitais brasileiro, que hoje é tão pouco explorado pela população, visto que, dessa forma, esse investidor possa fazer a sua parte e contribuir para que ele seja um mercado cheio de oportunidades.

Mas importante já começar a estudar as vantagens que o investimento no exterior pode trazer para a carteira.

Investidor Respondido em 21 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta