Queria saber qual o método de avaliação para a gestão de uma determinada empresa. Acho tão subjetivo quando leio ou ouço “empresa X ou Y mostra boa gestão”. Como é pelo RI? Olhando alguma métrica? Algo que tem me guiado é DL/EBITDA, FCF , caixa

  • . . .
Respondido
    Aprendiz Perguntado em em 31 de outubro de 2019
    Estratégias.
    Adicionar Comentário
    4 Resposta(s)
    • . . .

      Melhor resposta
      avalia pelo historico de resultados de longo prazo. rentabilidade media ao longo dos ultimos 10 anos por exemplo, crescimento dos lucros historicos a empresa, avalia a estrutura de capital ao longo do tempo se a divida liquida/ebitida historico em media estiveram em patamares aceitaves para empresa e setor de atuacao. Veja relatorios passados e observe se o que o management diz sobre o futuro da empresa, se o guidance vem se concretizando, se a empresa tem sucesso em aquisicoes . é mais ou menos por ai. Resumindo voce avalia gestão analisando o historico de resultados de longo prazo.
      Investidor Respondido em 31 de outubro de 2019.
      Adicionar Comentário
      • . . .

        Valuation é subjetivo, não adianta. Você não vai encontrar uma fórmula milagrosa e absoluta. Avalie o histórico da empresa, seu track record de alocação de capital, risco do setor,etc. Mesmo dois grandes investidores provavelmente chegarão a resultados diferentes em um valuation. Não dá pra fugir disso.

        Faixa Preta Respondido em 31 de outubro de 2019.
        Adicionar Comentário
        • . . .

          Mas existe alguma análise do recursos humanos da gestão ou controladores?

          Aprendiz Respondido em 31 de outubro de 2019.
          Adicionar Comentário
          • . . .

            Para avaliar um gestor você deve avaliar o histórico dele da mesma forma que você avalia o histórico da empresa. Você deve olhar o currículo dele e ver: Onde trabalhou; Quais projetos ele executou, se foram bem sucedidos ou não; Ver quais problemas ele já resolveu – eu julgo a capacidade de resolver problemas a mais importante. É um trabalho meio chato e demorado, pois, nem sempre você terá fácil acesso a informação.

             

            Espero ter ajudado. Sucesso nos investimentos!

            Experiente Respondido em 1 de novembro de 2019.
            Adicionar Comentário

            Sua resposta