Quão longo é o longo prazo?

  • . . .

Aprendi que o investimento em ações é para o longo prazo. Mas afinal, de quantos anos estamos falando? No Brasil, o sistema econômico e político é mais instável do que em países desenvolvidos. O longo prazo aqui não seria então mais curto do que lá?

Aprendiz Perguntado em em 2 de abril de 2018
Aposentadoria.
Adicionar Comentário
4 Resposta(s)
  • . . .

Independente de qualquer instabilidade política, acredito que o longo prazo não mude. Nós temos aqui no Brasil o exemplo do Luiz Barsi, que investe há décadas e obteve grande sucesso.

 

Uma questão que não pode ser esquecida, porém, é que Buy and Hold é diferente de Buy and Forget. Ao comprar uma empresa com objetivo de manter suas ações pelo longo prazo, o investidor ainda precisa acompanhá-la regularmente para ver se os fundamentos vão se manter ao longo do tempo. Talvez, por virtude dos problemas existentes no país, existam mais situações que façam com que uma empresa anteriormente ótima se deteriore e passe a não ser mais interessante, mas isso não significa que o pensamento de longo prazo deva ser abandonado.

 

Outra coisa a se pensar é que o fato do Brasil ter mais crises pode até ser positivo, pois gera maiores oportunidades de entrada para o investidor que tiver paciência.

Experiente Respondido em 2 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

É uma questão subjetiva.

Para mim, o investimento de longo prazo é aquele você não vai precisar dos recursos no curto prazo.

Mas vamos dar algum número…

Se você vai precisar do dinheiro nos próximos três anos é melhor nem investir na bolsa…procure outros ativos de maior previsibilidade.

Agora, se você não vai precisar dos recursos no curto prazo, a bolsa (e a renda variável em geral) representam uma excelente alternativa de investimentos.

Faixa Preta Respondido em 2 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Gosto de definir o investimento em longo prazo pensando em como Luiz Barsi define sua carteira: uma carteira previdenciária

Faixa Preta Respondido em 2 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Recomendo que procures definir qual é o seu longo prazo?

Estime com quantos anos vai precisar ou usar seus recursos acumulados?

Quando pretende se aposentar?

Recomendo pensar em décadas. No mínimo uma década, porém duas décadas é mais razoável.

Experiente Respondido em 5 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta