Quando uma empresa tem um sócio majoritário com mais de 50%, fico muito dependente da pessoa? Mais ou menos assim, se a pessoa fizer algo errado fico exposto? Então focar em empresas que o sócio majoritário não tenha uma porcentagem grande?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 31 de janeiro de 2020
Ações.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Não vejo problema algum, normalmente o acionista maioritário é o fundador da empresa ou descendente, entendo que se a empresa tem qualidade é mérito do majoritário pois ele é um profissional capacitado ou delegou essa função a um gestor profissional.
Empresas listadas em bolsa, esse tipo de investidor tem grande influência em tomadas de decisão e estratégias da empresa, porém às vezes ele assume apenas o papel de investidor e não de controlador, o que é realmente importante para uma sardinha “nós” e estudar a empresa antes de se associar, se a empresa faz sentido para você verifique os fundamentos, você tem uma excelente assessoria aqui na suno para lhe conduzir por investimentos sólidos e rentáveis.
Algo muito relevante antes de analisar qualquer assimetria ou fundamento é a governança, como essa empresa está listada? novo mercado nivel 1 etc… deve ser observado o Tag Along um mecanismo de “proteção” para minoritários  de no minimo 80% e  Free Float  minimo de 25%  indica ações da companhia que estão em circulação livre para nós sardinhas investidoras.

Espero ter ajudado e bons investimentos!

AF Cordeiro

Aprendiz Respondido em 1 de fevereiro de 2020.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta