Ações

@thiago-fernandes em 30/01/2020

Qual porcentagem da minha carteira seria interessante separar para reserva de oportunidade? Utiliza-lá em volatilidades pequenas como as atuais ou somente em momentos de crise?

3 Respostas

  • @joaoarthuralmeida em 30/01/2020

    Isso é uma questão bastante pessoal. Tem pessoas que trabalham sempre investidas 100% em ações e tem outras que gostam de ter sempre pelo menos 10% em reservas de liquidez, é possível ter sucesso com ambas as estratégias.

    Eu pessoalmente acho interessante ter uma reserva de liquidez, algo entre 10% e 30%. Eu utilizo esta reserva sempre que observo ótimas oportunidades, independente se são em crises ou apenas em momentos de correção. Se a margem de segurança for boa eu vou lá e compro a ação.

  • @alexsevero em 30/01/2020

    Depende. É subjetivo. Não existe padrão/correto. As carteiras recomendadas da SUNO costumam destinar de 10 a 15% para caixa/reserva de oportunidade. Eu gosto de deixar uns 20%. O Waren Buffet gosta de deixar U$20BI. Vai da análise de cada um. 

    Eu prefiro usar em momentos de quedas maiores. Eles virão. O mercado premia os pacientes. 

  • @mamadakaio em 30/01/2020

    Há estudos que apontam que esperar momentos oportunos para fazer aportes pode não ser uma estratégia vencedora no longo prazo. Afinal, nunca se sabe até que ponto vai cair ou até que ponto vai subir…Dificilmente alguém acerta o timing de ingresso. Neste sentido, a própria reserva de oportunidade fica em xeque. Se puder fazer aportes constantes, pequenos, independentemente do momento do mercado (se em baixa ou em alta), o longo prazo talvez corrija e premie a estratégia.

    Além disso, vc vai ser poupado da ansiedade de querer saber se tá em baixa, se vai cair mais, se tá caro, etc, ganhando tempo longe do home broker e dos relatórios, podendo se dedicar a suas atividades diárias próprias (caso vc não atue no mercado financeiro).

    Mas o que os colegas falaram também faz bastante sentido.

  • jan 2020
  • 30 jan
  • jan 2020