Qual a melhor medida para calcular a volatildade / risco de uma ação ?

  • . . .

Medida de risco no mercado financeiro

Investidor Perguntado em em 22 de março de 2018
Ações.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Muitos investidores enxergam na volatilidade não um risco, mais uma oportunidade de comprar as empresas que querem a preços descontados.
Então, você precisa saber o que é o risco para você.
Para mim, que invisto para receber dividendos, o risco é a empresa pagar menos dividendos do que projetei que ela pagaria.

Faixa Preta Respondido em 22 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Existe muito material sobre análise de risco, mas volatilidade definitivamente não é sinônimo de risco.

Você compra ações de uma empresa para longo prazo. As ações começam a desvalorizar (volatilidade), mas a empresa continua performando dentro das suas expectativas. Nada muda na prática para você.

Você compra ações de uma empresa para longo prazo. As ações começam a desvalorizar (volatilidade), e você, por falta de planejamento financeiro, precisa vender estas ações por motivo qualquer (risco).

Você compra ações de uma empresa para longo prazo. A empresa deteriora seus fundamentos por um fato que você desconhecia ou não avaliou corretamente (risco), podendo ir à falência ou recuperação judicial (vide Eternit recentemente).

Investidor Respondido em 22 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta