Qual a diferença do ROE para o ROAE. Como eu acho o ROAE? Estava analisando Engie (EGIE3) e BTG Pactual e pude notar que no primeiro eles apresentam apenas o ROE, enquanto que o BTG só o ROAE?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 26 de julho de 2020
Ações.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

ROE = Return On Equity (Retorno sobre patrimônio)

ROAE = Return On Average Equity (Retorno sobre patrimônio médio)

Basicamente, o ROAE considera o Patrimônio Líquido médio da empresa ao longo de um ano fiscal (o denominador da fórmula é ‘(PL inicial + PL final)/2’).

Dessa forma, visa reduzir grandes variações de PL ao longo do ano, que podem ocorrer pela recompra de ações ou distribuição de dividendos. O objetivo dois dois indicadores é o mesmo.

Investidor Respondido em 26 de julho de 2020.

Mas então eu não devo comparar ROE com ROAE de empresas de mesmo setor, certo? Afinal de contas, no BTG o ROAE é anualizado, o que implica em multiplicar o Lucro Líquido por 4, certo? É que vejo muita gente falando sobre “rentabilidade” ou “retorno sobre patrimônio líquido”. Mas como se trata de um ROAE, onde no relatório da BTG é anualizado, me fica a impressão de ser o ROE. Acredito que por ainda estar aprendendo, estranho esse tipo de discussão.

em 31 de julho de 2020.
Adicionar Comentário
  • . . .

Opa, o que você precisa ver é a variação do patrimônio líquido no ano. Sendo muito pequena, ROE e ROAE terão (quase) o mesmo valor – ou seja, os dois vão apresentar a rentabilidade.

Não vejo problema de comparar ROE e ROAE entre empresas do mesmo setor, desde que essa premissa inicial da variação do patrimônio seja respeitada.

 

 

Investidor Respondido em 4 de agosto de 2020.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta