Quais indicadores eu preciso para fazer o valuation de una empresa? E de no mínimo quantos anos seria bom?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 11 de setembro de 2019
Ações.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Este é um assunto muito extenso. Varia de setor para setor. E de empresa para empresa no mesmo setor, em alguns casos raros. Vou pincelar…

Existem indicadores financeiros e de mercado. Os financeiros são termômetros rudimentares para avaliar aspectos diferentes do negócio: ROE / ROIC, Margens (bruta,ebitda,líquida), Dívida líquida/ EBITDA, Liquidez corrente (tem a seca e imediata também), Dívida/ PL, índice de cobertura de juros, indicadores de inadimplência, índice de basileia (para bancos), distratos e VSO (incorporadoras), Índice combinado e combinado amplo (seguradoras), Indisponibilidade (transmissoras de energia), despacho (geradoras elétricas).

Não dá pra prender um prego com um serrote e nem cortar madeira com um martelo.

Tem que saber utilizar os indicadores corretos para cada empresa e com os devidos ajustes contábeis se for o caso. É necessário usar a cabeça e entender bastante da referida empresa que você está olhando.

Depois tem os indicadores de mercado (P/L, P/VPA, EV/EBITDA, e por aí vai). De novo se aplica a teoria do serrote e do martelo.

É uma resposta genérica, mas não acredito em receitas de bolo para investir em ações.

 

Faixa Preta Respondido em 11 de setembro de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta