• . . .

Boa noite tiago, boa noite a todos! Vi recentemente as estratégias de Taleb e uma delas me chamou a atenção sobre adquirir numa carteira de ações, uma pequena percentagem em puts destas mesmas ações para proteção do portifólio. É relevante essa proteção? E como funciona?

 

Investidor Perguntado em em 28 de setembro de 2018
Estratégias.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Olá Leandro!

Estratégias com opções associadas a investimentos em ações podem ser bem complexas, principalmente com relação a avaliação se de fato vale a pena ou não, se comparado à estratégia de possuir apenas a ação.

Muitos compram uma ação e emitem uma opção de compra, para poder obter um desconto na hora da compra da ação com o dinheiro extra recebido pela emissão da opção.

Outros, que eu acredito que seja o caso da pergunta, compram uma opção de venda, pra se proteger caso a ação caia muito durante o período vigente da opção. Isso pode fazer sentido em ações com administração de honestidade duvidosa ou em uma empresa que tem um evento importante à vista, que pode comprometer muito o preço da ação. De qualquer forma, quanto maior o risco do qual você tenta se proteger, maior deve ser o preço da opção no mercado. Saber balancear é muito difícil.

Espero que tenha conseguido te esclarecer um pouco, se você ainda com dúvidas sobre o conceito de opções, recomendo que leia esse artigo da Suno:

https://www.sunoresearch.com.br/artigos/mercado-de-opcoes/

Investidor Respondido em 30 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Vou dar um exemplo:

Imagine que você tem uma ação que o preço seja 10 reais. Se você comprar uma opção de venda a 8 reais por 30 centavos cada, por exemplo, você na prática irá gastar 10,30 com cada ação. Porém, sua perda será limitada a 10,30-8=2,30 reais por ação, mesmo que a ação vá para zero. Em um cenário que você possui só a ação, se ela for para zero você irá perder 10 reais por ação.

Investidor Respondido em 30 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta