Por que tem FIIS tao caros de 400 reais e outros de 10 reais? Por que essa diferença tão grande de preços? Obrigada?

  • . . .
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Também sou iniciante, mas posso te dizer que o valor nominal de um FII não é importante. Se a cota custa pouco normalmente  é porque ela representa uma parte menor do fundo.

Digamos que o valor de todo o patrimônio do fundo seja 1 milhão (os imóveis e todo o dinheiro que o fundo tem em caixa), Se a cota custa 1000 reais ela vai representar 0,1% do fundo, se a cota custar 100 reais ela vai representar 0,01%. Aqui estou falando do que se chama de Valor Patrimonial do Fundo, geralmente representado como VP ou VPA. O valor da cota na bolsa depende de muitos outros fatores, mas dificilmente se afasta demais do valor patrimonial já que os imóveis funcionam como uma âncora que evita que o valor das cotas na bolsa oscilem como oscilam as ações de empresas. Claro que as vezes o valor da cota pode estar 30 ou 35% acima ou abaixo do valor patrimonial, mas o mercado tente a corrigir com o tempo (se não houver um motivo para a diferença). No site www.fundsexplorer.com.br você pode acompanhar isso através de um indicador chamado P/VPA que é o valor da cota na bolsa dividido pelo Valor Patrimonial. Se o resultado for maior do que 1 significa que a cota está mais cara do que o valor dos imóveis e caixa do fundo.

Não é raro um fundo fazer um “split”, dividir 1 cota e transformar em 10 por exemplo. Assim se você tinha 1 cota que valia 1000 reais, passa a ter 10 que valem 100. Fica mais fácil de vender e comprar, aumenta o que se chama de liquidez.

Aprendiz Respondido em 3 de abril de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Obrigada pelas informações e dispor de seu tempo, muito interessante.

Aprendiz Respondido em 13 de abril de 2019.
Adicionar Comentário

Sua resposta