Investimentos

@kayron_4 em 20/03/2018

Poderia falar um pouco sobre capital de giro

Capital de giro 

2 Respostas

  • @tiagoguitian em 20/03/2018

    Capital de giro é a soma dos estoques mais o contas a receber menos o que se deve aos fornecedores.

    Em teoria, quanto menor este valor melhor.

    O desafio é que muitas vezes tentar reduzir agressivamente o capital de giro pode levar a problemas. Trabalhar com pouco estoque pode fazer a empresa perder vendas por não ter produtos. Vender somente a vista pode fazer a empresa perder negócios. Pagar a prazos muito dilatados pode fazer a empresa só conseguir acessar poucos fornecedores.

    O desafio é trabalhar com o mínimo de capital de giro possível sem atrapalhar a operação da empresa. Talvez a empresa que seja melhor exemplo de uma excelente gestão de capital de giro seja a Ambev.

    Atualmente, a Ambev é uma das raras empresas que trabalham com o capital de giro negativo. É uma empresa extremamente eficiente.

  • @biasi em 21/03/2018

    Num conceito mais contábil, Capital de Giro é “Ativos Circulantes” menos “Passivos Circulantes”,  assim o indicador de liquidez pode ser um item para você analisar.
    Como empresário, gosto de ver capital de giro de uma forma diferente, excluo dessa conta os “Estoques”, pois não representam dinheiro, mas expectativa de caixa, assim vejo meu CG como Caixa + Investimentos de Curto Prazo + Recebíveis – Passivos Circulantes
    A desvantagem do modelo é que a empresa torna-se muito mais consumidora de capital, pois exige um grande investimento em “Investimentos de Curto Prazo“,  porém a vantagem é a segurança, uma empresa com caixa não quebra, no máximo pode chegar num encerramento honroso das atividades, assim o acionista tem os riscos minimizados, ele troca crescimento por solidez.
    Eu invisto em empresas como gerencio as minhas, buscando sempre empresas que tenham geração de caixa, capital de giro alto (excluindo estoques), lucros constantes e participação de mercado crescentes.
    Elas podem não ser as mais lucrativas no curto e talvez nem no longo prazo, mas com certeza me darão mais conforto

  • mar 2018
  • 20 mar
  • mar 2018