Pensando em análise fundamentalista, como eu estipulo minha margem de segurança para continuar no ativo? Sabendo que levarei para o longo prazo, devo me preocupar com isso?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 30 de janeiro de 2020
Ações.
Adicionar Comentário
4 Resposta(s)
  • . . .

Sim, é importante você ao menos algumas vezes no ano checar se suas ações seguem com margem de segurança. Para estipular esta margem de segurança você precisa ter noções de valuation, existem 3 formas mais comuns de valuation:

  • Por múltiplos
  • Gordon
  • Fluxo de caixa descontado

Para pessoas que não trabalham no mercado financeiro o modelo mais acessível sem dúvida é avaliar por múltiplos. Então periodicamente cheque os indicadores de suas ações, como o P/L, P/VP, EV/Ebitda entre outros, estes indicadores estão disponíveis em sites como o statusinvest. Você deve se certificar que os múltiplos são razoáveis para aquela empresa, lembrando sempre que você nunca deve utilizar um indicador isolado para tomar uma decisão, mas sim analisar o conjunto deles e sempre levando em consideração o contexto da empresa. Exemplo: Em empresas de alto crescimento é comum a existência de múltiplos mais altos.

Experiente Respondido em 30 de janeiro de 2020.
Adicionar Comentário
  • . . .

Caso realizar o valuation seja algo que você não deseje fazer eu sugiro ao menos que você se certifique as suas empresas seguem com resultados sólidos, isto é: Receita e lucros crescentes e dívida controlada. Isto você pode verificar facilmente nos releases de resultados das companhias.

Experiente Respondido em 30 de janeiro de 2020.
Adicionar Comentário
  • . . .

Se você é acionista da SUNO, faz um média do quanto as ações recomendadas de cada carteira valorizaram desde que foram recomendadas até terem a posição encerrada. Monta uma tabela. Analisa a distância percentual de cada ação até o preço teto recomendado. Analisa quanto cada ação em situação “aguardar” já valorizou além do preço teto. Faz uma média. E replica para as outras em situação comprar. Lembrando que é uma média. É impreciso. Mas para mim tem funcionado muito bem. Talvez seja interessante ajustar caso a caso com a análise dos analistas de outras corretoras/bancos que cobrem o papel para você ver o preço-alvo que eles (e o mercado, no geral) estão projetando.

 

Investidor Respondido em 30 de janeiro de 2020.
Adicionar Comentário
  • . . .

Felizmente, a própria SUNO está melhorando seus relatórios e agora já informa em vários deles qual o preço-alvo/valor justo do papel, bem como o potencial de upside. Esperamos que façam isso cada vez mais. Ler os relatórios também te dará uma margem de segurança, seja por ver qual foi a margem de segurança que a SUNO usou, seja por se sentir mais seguro com o racional do case . 

Investidor Respondido em 30 de janeiro de 2020.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta