Para o investidor iniciante é necessário a diversificação da carteira nos primeiros aportes ou isso pode ser feito ao longo do tempo?

  • . . .
Respondido

A

Aprendiz Perguntado em em 12 de janeiro de 2018
Carteira.
Adicionar Comentário
7 Resposta(s)
  • . . .

Melhor resposta

Olha, o que o Joao falou acima é a base e forma mais adequada.
Mas vou falar do medo e experiência que tive.
O primeiro porte que fiz foi numa empresa de energia dessas que pagam bons dividendos. Como era pouco o valor não me preocupei com o preço de entrada. Dias depois ela caiu uns 10%, depois disso fui pesquisar mais e descobri que era comum naquela empresa as ações andar meio de lado. Mas como era a primeira compra fiquei preocupado, mas na segunda ação que fui aportar foi mais tranquilo, ela subiu o valor rapidamente, então ao olhar a carteira me sentia mais tranquilo.
O que eu quero dizer é que você terá calafrios no primeiro aporte, pela pouca quantidade de empresa, mas aos poucos e conforme vai aportando perceberá as anuances de cada papel e a diversificação será naturalmente.
Inclusive hoje, minha reserva de emergência é diversificada, e diversificada conforme motivos, algo mais liquido em poupança mesmo, valor disponivel em conta corrente, pois nesse caso o importantw não é rendimento e sim, liberdade para aportar mês a mês de forma que me de tranquilidade nas oscilações do mercado variável

Investidor Respondido em 13 de janeiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

O Barsi tem um vídeo com a Suno Falando sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=lNc6zIaCnEE

De forma resumida, a medida que você vai comprando as melhores oportunidades em cada momento, você vai naturalmente diversificando sua carteira ao longo do tempo, “começar diversificado” é algo importante quando você já vai começar aportando muito de uma vez (Mais de 100 ou 200 mil reais), antes disso, vá comprando as melhores oportunidades aos poucos.

Experiente Respondido em 12 de janeiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Você deve ir comprando as oportunidades da vez, com o tempo a diversificação vai acontecendo.

Investidor Respondido em 12 de janeiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Aproveitando a pergunta, queria tirar uma dúvida parecida.

Comecei a investir em ações a pouco tempo e fiz mais ou menos conforme o sugerido.

Porém hoje 40% da minha carteira é de apenas uma ação, e esse mês cheguei a conclusão que a melhor ação a ser comprada é exatamente essa que já tenho bastante dela.

Vocês acham que é melhor aproveitar a oportunidade e aumentar a posição nela ou buscar outra?

Aprendiz Respondido em 12 de janeiro de 2018.

Renato, tudo bem?

A primeira pergunta q eu me faria é: ela é realmente a melhor oportundidade, ou você gosta tanto dela que ela parece ser?

As vezes criamos quase que um “caso de amor” com nossas ações, é preciso fazer uma diligência.

No mais, com 40% alocado em 1, se isso já for um valor financeiro considerável, procuraria a 2ª melhor opção.

em 12 de janeiro de 2018.

Também estou com este dilema… Não um aporte tão grande, mas parece que sempre ela é a melhor (no meu caso TAEE). Mas o que fiz foi projetar quanto pretendo ter alocado em ações daqui a um ano. Então ficou mais confortável a posição que tenho dela hoje (e até posso aumentar um pouco, sem stress).

em 12 de janeiro de 2018.

Se ela de fato for a melhor opção, eu compraria mais dela. Mas sou mais agressivo e resistente à oscilações.

Os pontos são:
É de fato, racionalmente, a melhor opção no momento ou vc gosta dela?
Como terá mais de 40% nela, ficará muito feliz se ela se valorizar, mas como ficará com sua desvalorização, uma vez que mais de 40% do seu patrimônio cairá? Vc aguenta o tranco?

em 21 de janeiro de 2018.

Você perguntou se acho melhor aproveitar a oportunidade e aumentar a posição nela ou buscar outra. Eu acho melhor buscar outra. Como os outros colegas comentaram acima, você pode ir escolhendo a segunda melhor opção e fazer uma reanalise pra ver se essa ação é realmente a melhor. Acho 40% em um único ativo muita coisa.

Outra coisa que fiquei em dúvida foi, você tem 40% de todo seu patrimônio nesta ação ou 40% de tudo que está investido somente em ações ou 40% de tudo o que está investido em Renda Variável incluindo FII?

 

em 27 de fevereiro de 2018.

Renato,

Qual é essa empresa de que tanto gosta?

em 1 de agosto de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Sim, é importante a diversificação planejada ao iniciante.  Você primeiro monta sua carteira, depois faz os aportes.

E ao fazer aos aportes, seguindo a carteira planejada, acaba obtendo a diversificação efetiva, que é sempre necessária.

Investidor Respondido em 12 de janeiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Se vc procurar sempre comprar as melhores opções, com o tempo sua carteira irá diversificar automaticamente no longo do tempo.

Aprendiz Respondido em 14 de janeiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

A questão da diversificação para o iniciante depende da capacidade de aporte. Se sua capacidade de aporte é pequena, utiliza a regra dos 2% de custos para comprar um ativo, ou seja, veja os emolumentos, corretagem, custódia antes de comprar mais de um ativo por mês.

Já se sua capacidade de aporte for grande, tipo uns 5 mil por mês, talvez seja interessante comprar 2 ativos por mês, caso os custos não pesem muito. Não há necessidade de comprar 2, 3, 4, 10 ativos em um mês a não ser que seu aporte seja monstruoso por conta de venda de um imóvel ou coisa do tipo.

No longo prazo o preço médio de tudo que você compra tende a ser tranquilo.

Outra coisa importante é lembrar que a diversificação de uma carteira engloba tudo o que você tem de investimentos como ações, FII, CDB, LCI, LCA, Debêntures, moeda, imóveis e etc. Também é interessante você dividir por indexador, veja o que está em RF, RV, atrelado ao IPCA, ao CDI e por aí vai.

Experiente Respondido em 27 de fevereiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta