Olhar gráficos para avaliar ações?

Respondido

É razoável olhar o gráfico de desempenho de um papel desde seu IPO, para considerar se uma ação tem um valuation adequado no momento? Por exemplo, se está performando mal há bastante tempo, mesmo com fundamentos adequados, devo considerar um ponto negativo? Ou devo-me conter a prestar mais atenção aos fundamentos e não olhar tanto para o passado da empresa?

Aprendiz Perguntado em 12 de setembro de 2018 em Ações.
' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • 2 Resposta(s)
    Best answer

    Warren Buffett, o investidor mais bem sucedido de todos os tempos, diz que ao fazer o valuation de uma empresa ele não olha o nem preço atual e nem as variações históricas, para não enviesar sua decisão.

    Ele analisa o passado, mas com relação às métricas e os resultados históricos da empresa, que são informações diretamente correlacionadas com a operação e a qualidade do business que ele está avaliando; ao contrário do preço da ação, que é ditado pela oferta e procura das inúmeras pessoas que compram e vendem ações por diversos motivos e que não é diretamente correlacionado com a qualidade do investimento.

    Só após chegar num valor justo através do valuation para a empresa que ele está estudando, que Buffett olha quanto a ação está custando, para decidir se está descontada o suficiente a ponto de investir no papel.

    A grande sacada é que os seres humanos são animais e por mais pensem que são racionais o tempo todo, estão sujeitos a vieses de pensamento que os desviam de tomadas de decisão racionais. Buffett, ao entender isso, ao invés de achar que ele tem controle absoluto sobre sua mente a ponto de resistir a qualquer tendência de pensamento, ele “dá a volta” e não se dá nem a chance de cair num viés.

    Não quero dizer que você vai se enviesar apenas olhando o histórico de cotações de uma empresa. A ideia é que um investidor que sabe de suas imperfeições “dá a volta” sempre que possível, evitando situações que não vão agregar valor mas que tem uma chance, mesmo que mínima, de prejudicar.

    Para quem não sabe o que é um viés cognitivo:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vieses_cognitivos

    Experiente Respondido em 12 de setembro de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)

    Excelente resposta. Esclareceu-me algumas coisas que eu não estava conseguindo entender, com relação à analise gráfica e valuation. Muito obrigado

    Aprendiz Respondido em 13 de setembro de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua Resposta

    Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e termos do serviço.