Olá, Possuo menos de 20mil em custódia em FII’s, e no meu canal CEIB3 os proventos estão aparecendo com IR, de aprox 20%, não são todos, mas alguns FII’s estão com este desconto. Nao fiz nenhuma venda de cotas, apenas Hold,qual motivo do IR?

  • . . .
Respondido

Olá,

Possuo menos de 20mil em custódia em FII's, e no meu canal CEIB3 os proventos estão aparecendo com IR, de aprox 20%, não são todos, mas alguns FII's estão com este desconto. Nao fiz nenhuma venda de cotas, apenas Hold,qual motivo do IR?

Aprendiz Perguntado em em 12 de fevereiro de 2020
Dividendos.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Melhor resposta

Não se preocupe, está tudo certo. Na verdade, isso acontece, porque os FIIs são tributados em 20%. A isenção ocorre desde 2005 por uma legislação específica quando as seguintes condições são atendidas:

I – O cotista beneficiado tiver menos do que 10% das cotas do Fundo;

II – O FII tiver no mínimo 50 cotistas; e

III – As cotas do FII forem negociadas exclusivamente em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado.

Se seu fundo imobiliário se enquadra nessas condições, então você não será tributado, apesar de que o extrato indique a retenção. Na hora do crédito, o valor será ajustado líquido de imposto de renda.

Experiente Respondido em 12 de fevereiro de 2020.

Boa Tarde Pedro,

Obrigado pelo retorno, legal entendido, havia encontrado estas informações que citaste I, II e III e fiquei ainda com duvidas pois não me enquadrava em nenhuma delas, mas se é apresentado apenas a titulo de extrato e depois não é taxado, sem problemas, acompanharei para me certificar mas acredito que seja isto mesmo.

Att.

em 12 de fevereiro de 2020.
Adicionar Comentário

Sua resposta