Olá Tiago. Estou iniciando uma carteira de dividendos.

Segui as sugestões de um periódico que assino. Diversifiquei, mas as ações das empresas que comprei  estão, nos últimos dias, caindo… caindo.. caindo. O coração bate forte. Já acordei de madrugada.. só pensando no erro que cometi (ter entrado no tempo errado) Qual é o teu conselho para passar este momento? Dicas práticas que você fez e funcionou.

Aprendiz Perguntado em 16 de maio de 2018 em Ações.
' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • 2 Resposta(s)

    Olá Ganso,,,

    Você deve focar no LONGO PRAZO… se você utilizou critérios de solidez e consistência para escolher, mesmo seguindo um periódico, se você endossou a dica e analisou por você mesmo, tomou a decisão de ser sócio, então quando o preço cai, você tem que COMPRAR MAIS…

    A questão é justamente seguir a dica, sem ter esta análise prévia,,, aí é como cego guiando cego… no entanto,, vale salientar o seguinte,, não é a oscilação de dias que deve fazer você se preocupar… CONSULTE OS INDICADORES da empresa… e não a oscilação do preço… eu já vi empresas oscilarem para BAIXO,  12% em um pregão e no dia seguinte recuperarem 15%… ou seja, isso não representa absolutamente nada no longo prazo…

    foque na estratégia de longo prazo,, acompanhe os indicadores fundamentalistas do teu ativo, e tenha perfil societário,, se a empresa for boa,,, sólida e consistente,, e cair bastante o preço,, compre mais…

    Este exemplo acima que falei,, ocorreu já muitas vezes, com várias empresas,,,, certa vez eu lembro que WEG SA teve uma nota baixada por uma agência internacional e despencou,, enquanto TODOS vendiam, eu enchi o carrinho e só não consegui vender meu carro para comprar mais… LEMBRO que nos dias que se sucederam, várias ligações eu recebi,,, me perguntando como eu tinha “previsto” que ela iria se recuperar.. eu lembro que eu dava risadas sozinho… eu não fiz nada além de seguir a linha simples de raciocínio… ESPECULAÇÃO NÃO SIGNIFICA NADA… ou seja as variações de curto prazo muitas vezes não são nada.. o que vale são os indicadores fundamentais da empresa e você ter a disciplina e o controle emocional corretos…

    “A maior arma que um homem pode ter na vida é um Estado Psicológico Correto”.

    abraços

    Tiago Lacerda

    Investidor Respondido em 16 de maio de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)

    Primeiro de tudo você deve analisar se você tem perfil pra renda variável, pois quedas ocorrerão (e ninguém sabe quando, quanto e como).

    Ter um perfil conservador e querer fazer investimentos arrojados, não me parece o melhor caminho, pois quando deixamos de ficar bem com nós mesmos, sabemos que não estamos na direção certa.

    Então, pare e pense e veja se você tem o perfil arrojado.

    Quanto às ações já compradas, agora só o tempo dirá quando você irá “recuperar” sua posição. Se a escolha foi fundamentada, o resultado, cedo ou tarde, virá.

     

    Abraço!

    Investidor Respondido em 16 de maio de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua Resposta

    Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e termos do serviço.