Olá, por gentileza vale apena investir no exterior com um cenário indefinido como está no momento, acham que vai ocorrer uma crise mundial como a 2008, se poder comentar sobre o FII IVVB11?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 9 de janeiro de 2019
Fundos Imobiliários.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Na verdade o cenário não está indefinido. Investir em ações é avaliar a empresa e ver se os fundamentos justificam o investimento. No longo prazo você tende a ter bom desempenho independente do governo, pode pegar as boas empresa e olhar o desempenho nos últimos 20 anos.

Uma crise como a de 2008 é mais difícil acontecer porque o mercado aprende com o erro, o que temos no momento é uma grande realização de lucros após praticamente 10 anos de alta nos ativos americanos.

O IVVB11 é um ETF negociado na BOVESPA que replica o SP500 mas paga 20% de imposto de renda. Para quem quer ter um pouco de exposição no exterior, vale a pena comprar mas para aqueles que querem avançar um pouco mais, melhor investir direto.

Veja em www.comoinvestirnoexterior.com como abrir sua conta diretamente.

Experiente Respondido em 9 de janeiro de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Muita gente lá fora está dizendo que uma grande crise é iminente, pois toda a valorização das bolsas dos últimos 10 anos se baseou em taxas de juros zeradas ou até mesmo negativas. Uma dessas vozes é do Ray Dalio, um dos maiores gestores do mundo. O Warren Buffett, por exemplo, está segurando um monte de caixa para futuras compras – e isso não deve ser à toa.

Eu acredito que uma crise é bastante provável nos próximos 2 anos, especialmente se os maiores bancos centrais insistirem em aumentarem os juros, mas deixar de investir por causa disso não vale a pena. Se o valuation da empresa está OK, vale a pena continuar comprando, mas o ideal é manter sempre alguma reserva para comprar pesado durante algum crash.

 

Fontes:

https://www.thenational.ae/business/money/ray-dalio-s-big-debt-crises-highlights-the-1937-parallel-with-the-next-financial-crash-1.782767

https://www.telegraph.co.uk/investing/shares/warren-buffett-sitting-cash-instead-investing-should/

Investidor Respondido em 17 de janeiro de 2019.
Adicionar Comentário

Sua resposta