Olá, gostaria de saber, por favor: como se deve abater os prejuizos, subtraindo os meses de prejuizo do mes com lucro liquido, subtraindo os IRs descontados do valor da DARF ou ambos? Obrigado

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 7 de outubro de 2019
Imposto De Renda.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Ola Jesse,

O ideal é voce estudar e acompanhar mais sobre tributação, lembrando que existe diferença de açoes para fiis, assim como opçoes.

Primeira coisa, se voce tiver prejuizo em meses anterior ao lucro, voce consegue abater. Exemplo Janeiro e fevereiro prejuizo, pode abater do lucro de Março. Agora se tiver prejuizo em meses posteriores ao lucro, você nao escapa da DARF.

Recomendo seguir o canal da contadora da bolsa, Alice Porto, sempre muito prestativa e conteúdo de qualidade.

att,

Raphael

Investidor Respondido em 7 de outubro de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Para abater os prejuizos você deve soma-los, descontar de um futuro lucro e então gerar o darf em cima do valor final.

Por exemplo, digamos que em janeiro você vendeu ações e teve um prejuizo de mil reais. Em fevereiro novamente um prejuizo de mil reais. Nada acontece durante meses até que em novembro você vende novamente, porém agora com um lucro de cinco mil reais (considerando que vendeu mais de 20 mil).

Nesse caso, ao invés de pagar o imposto em cima dos cinco mil, você deve descontar os dois mil de prejuizo que teve antes, pagando imposto em cima de três mil reais apenas. Gerando então um DARF no valor de R$ 450,00 (15% de 3000).

Experiente Respondido em 8 de outubro de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta