O que é a inversão da taxa de juros que está sendo tão falada?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 4 de setembro de 2019
Renda Fixa.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

A inversão da curva de juros ocorre quando os títulos de dívida de curto prazo oferecem uma remuneração maior que os títulos de longo prazo.

Isto é uma situação anormal pois quanto maior o período que você está exposto a um risco de crédito maior é a chance dele se tornar inadimplente, sendo assim é esperado que os títulos de vencimento mais longos tenham um maior retorno, justamente para compensar este maior risco.

Porém, em algumas ocasiões os títulos de curto prazo oferecem um maior retorno, e isto caracteriza a inversão da curva de juros. Isto pode ser justificado com base numa crença por parte dos investidores de que a taxa de juros de irá cair, favorecendo o investimento nos títulos de longo prazo.

Experiente Respondido em 4 de setembro de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

A inversão da taxa de juros ocorre quando o Yield dos títulos de dividas públicas de LP ficam abaixo do Yield de um títulos de CP.

Por exemplo: O título com vencimento para daqui 30 anos está com um Yield de 2%, enquanto um título com vencimento em 2 anos está com um Yield de 3%. Nesse momento há a inversão da taxa de juros.

 

Espero ter ajudado. Sucesso nos investimentos!

Experiente Respondido em 4 de setembro de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta