O que acham de investir em índices, como o ibovespa e o SP500? Ví em algum lugar que o Buffet comentou recentemente que nos últimos anos o índice foi melhor que ele ( por mais que no longo prazo não tenha)

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 10 de julho de 2019
Estratégias.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Investir passivamente em renda variável é definitivamente uma estratégia válida, especialmente para aqueles que não tenham tempo ou disposição para analisar e acompanhar empresas de maneira individual. É uma maneira simples de obter exposição aos possíveis ganhos do mercado acionário com custo baixo (pois as taxas de ETFs em geral são baixas). Existem algumas ressalvas que precisam ser feitas, porém:

  • Um dos principais motivos para tanta gente recomendar investimento passivo é o fato de que a maioria das pessoas perde dinheiro quando realiza gestão ativa de investimentos em renda variável. Isso se dá por várias razões, mas algumas das principais são: desconhecimento sobre o mercado, giro excessivo de carteira (trading), altos gastos com operações, etc. Dessa forma, no geral, acredita-se que a maioria das pessoas se sairia melhor investindo passivamente do que gerindo ativamente seus investimentos
  • De fato o Buffett tem tido dificuldade para bater o índice, algo que ele mesmo reconhece. Mas um dos motivos para isso é por ele gerir uma quantidade tão imensa de dinheiro que a quantidade de investimentos viáveis se torna muito restrita. Ele também declarou recentemente que acredita que poderia obter um retorno de 50% por ano se tivesse cerca de US$1 milhão para gerir em vez de centenas de bilhões. Nenhum de nós é o Buffett, mas com estudo suficiente e a mentalidade correta, podemos tentar obter retornos acima do mercado
  • No fim das contas, você tem que avaliar a sua mentalidade, perceber se é capaz de lidar com as oscilações do mercado sem se desesperar e cair na armadilha de vender na baixa e comprar na alta, assim como o tempo que você pode disponibilizar para manter sua carteira. Se achar que tem condições de estudar algumas boas empresas e acompanhá-las, e lidar de maneira inteligente com os momentos de baixa, eu recomendaria fazer gestão ativa. Caso contrário, os índices são uma boa opção.
Experiente Respondido em 10 de julho de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta