Imóveis X Ações

  • . . .

Olá,

gostaria de saber como foi a performance dos investimentos em imóveis X ações nos últimos

sei que são classes diferentes, mas no Brasil, era e é, muito comum encontrar pessoas que defendem o investimento em “tijolo” acima de qualquer outro.

Investidor Perguntado em em 3 de abril de 2018
Aposentadoria.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Se tomarmos como base mercados maduros, como o americano, os imóveis geralmente entregaram ao longo do tempo, pequenos retornos reais anualmente de valorização, algo em torno de 0,5% a 1% em média. No Brasil, os dados apontam para uma rentabilidade similar, porém levemente acima, com períodos de distorção (como o boom imobiliário de anos atrás) com rentabilidades muito superiores à média, mas que invariavelmente tem essa distorção corrigida por períodos de preços estagnados ou em queda.

Em geral, pode-se esperar de um imóvel uma leve valorização acima da inflação, e aluguéis que tendem a crescer ao longo do tempo, o que é bom. Obviamente existem períodos que os imóveis, ou mesmo os fiis, estão bastante desvalorizados, e esses períodos costumam ser os melhores para o investidor ir às compras.

Já o mercado acionário, falando globalmente, entregou em média retornos reais em torno de 6% ao ano, sendo que no Brasil o retorno real em dólar foi um pouco superior, mais próximo de 8%.

A questão aqui é o investidor identificar boas oportunidades e investir em boas empresas que consigam performar acima da média, assim como nos fundos imobiliários, o investidor deve aproveitar momentos em que os fundos estão baratos, justamente para garantir uma rentabilidade maior no longo prazo.

 

Faixa Preta Respondido em 4 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Faixa Preta Respondido em 5 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta