Há alguma regra que nos obrigue a aceitar uma taxa de aluguel (como tomador) para venda a descoberto? Precisamos sempre pedir pra tomar BTC via mesa, e eles sempre oferecem uma taxa muito mais alta do que outras ofertas já disponíveis no livro BTC.

  • . . .

Para exemplificar, considerei abrir uma venda a descoberto de pouco menos de 1000 ações em um ativo que está em queda, e consultei a mesa de operações da corretora sobre a taxa que eu pagaria como tomador. Me disseram que seria “5%a.a.”. Porém, consultando as ofertas desse mesmo ativo, vejo que há disponibilidade da quantidade que eu queria a a taxas inferiores a 0,1%a.a. Por quê? Será só ganância (porque eles recebem comissão % sobre essas taxas praticadas) ou existe alguma regra que eu desconheço?

Há alguma regra que nos obrigue a aceitar uma taxa de aluguel (como tomador) para venda a descoberto?

Precisamos sempre pedir pra tomar BTC via mesa, e eles sempre oferecem uma taxa muito mais alta do que outras ofertas já disponíveis no livro BTC.

Aprendiz Perguntado em em 26 de julho de 2019
Trading.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

A taxa é estipulada conforme a oferta e demanda, ou seja, vai depender de quanta gente está querendo alugar aquela ação naquele momento. Abraço.

Experiente Respondido em 5 de agosto de 2019.

Obrigado pela atenção Raul, mas isso ainda não ajuda a entender as regras da operação.

Numa compra ou venda da própria ação, OK, há o book de ofertas, e se eu quiser por exemplo comprar “agora”, vou ser obrigado a executar a mercado, pagando o próximo preço de venda disponível no book.

No BTC também há o book mas não há um fluxo de negócios para sabermos quais taxas estão “aceitando” (e que portanto representariam a “demanda de mercado”). Só temos o operador da corretora “dizendo” a taxa que querem cobrar, o que particularmente acho muito questionável, porque a remuneração da corretora é % sobre essa operação.

Nessa imagem exemplo que eu colei, há ofertas de aluguel desde taxas decimais!

Da maneira como eu leio essa disponibilidade de ofertas, entendo que há titulares que aceitam receber 0,8%a.a para alugar suas 500 ações (exemplo real que consta no book).

Por que não posso tomar esse aluguel, nessa taxa?

Por que uma corretora me diz que a taxa é 5% e eu preciso aceitar isso?

em 6 de agosto de 2019.

O certo seria você pagar a taxa que o doador está ofertando, só que as operações via balcão são mais caras. E para o tomador existem alguns custos adicionais. 

em 9 de agosto de 2019.

Concordo com você que também deveria conseguir alugar na taxa ofertada… mas como isso passa pela “mão” da mesa, queria descobrir alguma regra ou mecanismo que impedisse o absurdo deles me “dizerem” a taxa maior só para engordar a comissão deles.

Obrigado mesmo assim

6 dias atrás.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta