Gostaria de saber qual a diferença em considerar ou não a participação de não controladores no lucro líquido e patrimônio líquido para realizar cálculos como ROe, Margem Líquida e etc..

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 20 de agosto de 2020
Ações.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Prezado Henrique,

 
Participação minoritária, ou participação de não controladores, é a parte do resultado e do PL de uma controlada que pode ser atribuída a participações no PL que não sejam possuídas pela controladora, nem direta nem indiretamente.
 
 
Essa linha vai aparecer em empresas controladas por holdings nas quais ela não possui 100% do capital. A EDP, por exemplo, possui 60% da Enerpeixe, geradora de energia elétrica. Dessa forma, 40% do resultado dessa geradora é atribuível aos não controladores e não à EDP.
 
 
Concluindo, a participação de não controladores deve ser descontada nas linhas de resultado e de PL, pois não é de direito da empresa, mas de outros sócios minoritários.
 
Investidor Respondido em 21 de agosto de 2020.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta