Fórmula Matemática x Valor Intrínseco

  • . . .

Colegas, pesquisando na internet, encontrei a seguinte fórmula: raiz quadrada (22,5 x LPA x VPA). Ela teria o objetivo de tentar “calcular” o valor intrínseco de uma ação. Aplicando em ITSA4, por exemplo, o valor foi de R$ 12,12, bem próximo a um preço teto razoável. Claro que é somente um indicador, um ponto de partida, devendo acrescer outros fundamentos. De todo modo, gostaria da opinião dos colegas.

Investidor Perguntado em em 15 de novembro de 2018
Ações.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Melhor resposta

Em “O Investidor Inteligente”, Benjamin Graham , sugere  que o preço não seja maior que 1,5 vezes o valor patrimonial da empresa(P/VPA <= 1,5). Caso a razão preço sobre lucro seja inferior a 15 (P/LPA), poderia-se admitir um P/VPA maior.
Ou seja,  empresas com (P/VPA)*(P/LPA) até 22,5 (que nada mais é que 1,5*15).

De qualquer forma, é apenas uma regra de bolso e não deve ser usada isoladamente, pois, por exemplo, não considera a qualidade do negócio.

Faixa Preta Respondido em 16 de novembro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Vou colocar aqui o link de um artigo abordando os resultado que a fórmula mágica do Grenblatt:

https://www.sunoresearch.com.br/artigos/formula-magica-de-joel-grenblatt-little-book-beats-market/

 

Apesar disso, como o Makslane disse, a fórmula não considera todos os aspectos de uma empresa real, que tem vários fatores objetivos obscuros assim como ainda tem os fatores subjetivos ( gestão e etc). Caso tenha curiosidade de aprender mais sobre valuation e precificação de ativos, segue um curso online gratuito sobre o assunto:

https://www.sunoresearch.com.br/lp/curso-online-valuation-e-precificacao-de-ativos/

Forte abraço e sucesso nos investimentos!

Experiente Respondido em 16 de outubro de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta