Felipe Tadewald, com o mercado em alta, como o investidor deve se comportar? Hora de vender ações e esperar uma crise?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 20 de fevereiro de 2019
Aposentadoria.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

É evidente que o mercado em alta gera certa apreensão também nos investidores, que podem pensar que talvez seja o momento de liquidar suas posições ou realizar lucros e aguardar.
Porém, se por um lado o mercado pode realmente sofrer algum recúo (e certamente em algum momento ele irá) e viver um cenário de volatilidade, por outro lado a alta pode estar somente começando, e é simplesmente impossível tentar prever se já estamos no topo ou no início de uma grande escalada de preços.
Dito isso, nós geralmente  não incentivamos a venda de ações e dos fiis para realizar lucros, e esperar , especialmente quando falamos dos bons ativos.
Isso porque esses ativos, por mais que estejam se valorizando bastante nos últimos meses e anos, tendem a ser bastante beneficiados com a recuperação da economia, e visualizamos um crescimento no pagamento de dividendos e manutenção do crescimento dos resultados.
Vender ações pensando que o mercado já atingiu o “topo” pode ser um grande equívoco, já que os papéis podem se valorizar ainda muito mais no longo prazo, e o investidor acabar perdendo todo esse movimento ao longo dos anos.
Além disso, girar a carteira acarreta custos e taxas, que prejudicam a rentabilidade do investidor e só beneficiam as corretoras.
Isso não significa que ações nunca devem ser vendidas.
 Bem pelo contrário. 
Se estamos falando de uma empresa que vem perdendo seus fundamentos, suas margens, e vem apresentando prejuízos, o melhor a se fazer sem dúvidas pode ser vender e realocar esses recursos em empresas sólidas, que remuneram o investidor de forma mais atraente.
o giro, tendo em vista que acarreta custos operacionais e taxas que diluem sua rentabilidade no longo prazo. 
Faixa Preta Respondido em 20 de fevereiro de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Guilherme,
 
Geralmente acompanho meus investimentos pela renda passiva gerada…não pelo seu preço de mercado. Um mercado em alta provavelmente está caro na aquisição de novos ativos…mas necessariamente não precisa vender. Eu mudo minha carteira apenas qdo percebo… queda na renda gerada …o que pode acontecer no mercado em alta …ou em baixa. Uma crise econômica sempre traz boas oportunidades!!!
Investidor Respondido em 18 de abril de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta