Empresas que não pagam dividendos

  • . . .

Como ganha na prática, um acionista que investe na Berkshire Hathaway ou em empresas com o perfil de não pagar dividendos aos seus acionistas, mas sim reinvestir em opções mais lucrativas? Qual sua renda passiva? Tem que vender ações para obter renda? É como um colecionador que compra algo e espera que se valorize para vender? Mas se vender nan terá mais o patrimônio. Ou seja, parece que foge do convencional do value investig, em que investimentos de longo prazo geram renda passiva.

Aprendiz Perguntado em em 7 de abril de 2018
Ações.
Adicionar Comentário
6 Resposta(s)
  • . . .

Vale lembrar que não distribuir dividendos não significa que a empresa não gera caixa.

A Berskhire gera $20-25 bilhões de caixa por ano, mas ela reinveste para poder continuar crescendo. Como o Buffett sempre conseguiu reinvestir a uma taxa de cerca de 20% (o que é ótimo e superior a média de mercado) vale a pena ele reter enquanto continuar fazendo bons negócios.

Quem investe em Berkshire tem que ter em mente que não é um papel para dividendos HOJE, mas certamente vai ser em algum momento no FUTURO. Quando isso acontecer, vão ser dividendos homéricos.

Faixa Preta Respondido em 8 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

O preço da ação reflete o dividendo POTENCIAL, que pode ser medido pelo fluxo de caixa livre aos acionistas (FCFE).

Ao meu entender, se se tivesse certeza de que a ação nunca iria pagar dividendo no futuro, o valor para o acionista seria zero.

Investidor Respondido em 7 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Entendo que é  expetativa de que venha a pagar dividendos muito bons no futuro.
A Berkshire vai chegar em um ponto em que não vai conseguir usar o caixa que tem e vai ter que distribuir dividendos.

Faixa Preta Respondido em 7 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Este tipo de empresa não tem renda passiva formal, porém o investidor que precisa de uma renda poderá usar a estratégia de renda, vendendo apenas parte das ações equivalente a uma fração do alta valorização do preço, que este tipo de ação deveria ter.

Então, o investidor manteria sem vender a maior parcela de quantidade de ações, relativas ao valor do capital inicial mais uma parcela da rentabilidade, referente a atualização monetária e um aumento desse capital.

Experiente Respondido em 7 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Quando você investe em ações como a Berkshire ou alguns ETF que não pagam dividendos e acumulam, você tem suas ações valorizadas pelo aumento do valor das empresas reinvestidas.

Funciona assim: a empresa tem um valor que dividido pelo número de ações vai dar um preço. Quando as ações que compõe e Berkshire pagam dividendos, eles compram mais ações de outras empresas, ou seja, reinvestem os dividendos mas não aumentam o número de ações no mercado então aquela ação que você comprou já valerá mais e assim sucessivamente.

O preço de 1 ação da berkshire vai aumentando com o tempo. Já se você mesmo pegar e reinvestir os dividendos, você vai aumentar quantidade de ações e consequentemente seu patrimônio mas não o preço da ação.

É praticamente o inverso do que acontece com os FII, eles pagam todos os meses alugueis então teoricamente, o preço da cota não deveria variar muito e é o que praticamente acontece.

Experiente Respondido em 7 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Ah sim! E se você precisar de dinheiro, vai ter que vender algumas ações da Berkshire. Para uma aposentadoria é uma boa estratégia uma vez que você pode ir comprando ações ao longo do tempo e as primeiras que comprar sempre vai aumentar de valor.

Dê uma olhada em BRK.B há 10 anos atrás ele custava 87 dólares e agora 200. Quem sabe até você precisar vender, uma única ação não custeie uns 3 meses de suas despesas?

Experiente Respondido em 7 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta