É seguro deixar 100% do capital investido apenas no Brasil?

  • . . .

O Brasil é um país extremamente volátil onde os juros sempre trouxeram bons rendimentos mas mesmo assim muitas pessoas perdem dinheiro na hora de investir. O câmbio também atrapalha muito uma vez que não foram raras as vezes que tivemos dólar acima de R$ 3,60. Neste escopo, visando a aposentadoria, será seguro manter 100% do dinheiro no Brasil acompanhando essa montanha russa na economia?

Experiente Perguntado em em 17 de janeiro de 2018
Estratégias.
Adicionar Comentário
4 Resposta(s)
  • . . .

Sempre existe risco. Porém quando vc analisa a trajetória de grandes nomes como Luiz Barsi, vêmos que no longo prazo com consistência e paciência, investir somente no Brasil não é um problema, mas no curto a volatilidade costuma ser alta.

Cao possa investir fora uma parte do seu capital, isso ajuda na diversificação de risco que sempre é bem vinda.

No mais, caso não possa, o foco é montar uma boa carteira aqui mesmo.

Experiente Respondido em 17 de janeiro de 2018.

Então João, concordo com você em partes. Não acho que podemos nos comparar com Barsi pois dificilmente, nós, pequenos investidores teremos dinheiro para aproveitar as oportunidades como ele. Barsi é um dos poucos exemplos de sucesso completo e também vamos sempre as vitórias dele, não vemos as derrotas.

Outro ponto que acho que vai contra o Brasil é a diversidade de empresas. Não podemos comparar empresas no Brasil com as empresas no exterior. Lá fora temos fácil mais de 100 empresas conhecidas e no Brasil temos umas 15 a 20 mais sólidas.

Outro ponto a se considerar é o valor das empresas. A Ambev é uma de maior valor para nós mas a Apple sozinha tem mais de 900 milhões em caixa, note que não estou falando do valuation dela, estou citando o dinheiro em caixa, ou seja, tem muito mais gordura para aguentar trancos que as empresas brasileiras.

Não digo que não devemos investir no Brasil mas deixar 100% do dinheiro aqui acho temerário. O próprio Thiago tem ações fora e sinceramente, dúvida que Barsi não tenha algo.

Dê sua opinião sobre o assunto neste post se puder. Vai ser de grande valia.

http://www.bpmilhao.com/2018/01/a-razao-de-luiz-barsi-filho-ser.html

 

em 17 de janeiro de 2018.

Lembre que Barsi também já foi um pequeno investidor…

em 24 de janeiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

eu acredito que é extremamente válido. Além da diversificação de moeda, o que ajuda muito a digerir os solavancos do dólar e os consequentes aumento dos preços de produtos e serviços importados que consumimos e pensamos em consumir em nossas aposentadorias.
Além da possibilidade de investir em empresas como Alphabet e outras empresas de setores inexistente na B3

Experiente Respondido em 17 de janeiro de 2018.

Sim Abastados, concordo com você 100%. Temos lá fora oportunidades de ouro que não temos no Brasil. Como citei acima, a Apple tem mais de 900 milhões em caixa, imagine você fazendo “parte” disso? Bom, não? Além de diminuir a oscilação do seu dinheiro quando comparado ao dólar.

 

em 17 de janeiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Barsi já foi pequeno investidor em outras épocas kkkk

Experiente Respondido em 29 de janeiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Fala mestre…consegui reaver meu login aqui no suno respostas……..claro que não é ainda mais em um país que a gente gosta muito, mas gostar é diferente de não perceber a realidade……..nos últimos 50 anos nosso país teve inúmeros traumas sejam eles político economico social etc…….por isso faz todo sentido investir fora , ja fiz meu primeiro aporte nos eua agora basta seguir a caminhada …..valeu…att
Experiente Respondido em 25 de setembro de 2019.
Adicionar Comentário

Sua resposta