É possível para um investidor que nunca passou por uma crise se preparar a ponto de realmente se sentir seguro quando ela chegar? Ou quando começa a cair tudo vem sempre um certo desespero?

  • . . .
Respondido
Investidor Perguntado em em 26 de junho de 2019
Estratégias.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Melhor resposta
Caro Felipe, aprender na prática é bom, mas saber aprender com os outros é ainda melhor. Os investidores iniciantes em Bolsa, que entraram nela desde 2016, ainda não sabem o que é um mercado em baixa. Mas isso é questão de tempo.
Para se proteger, não tem outro jeito: diversificação e aportes em ativos com ótimos fundamentos, mirando na geração de renda passiva ao invés de se preocupar com a variação do patrimônio.
Quando o urso atacar, o patrimônio na corretora vai cair, mas se os dividendos continuarem chegando, a recompra de ativos será mais favorável, de modo que o investidor iniciante que já tenha assimilado a mentalidade de parceria, vai apenas comemorar esta fase.
Experiente Respondido em 26 de junho de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Olá Felipe,

Só passando por uma crise para entender como é. Além de se preparar mentalmente, a melhor abordagem pra você seria alocar em renda variável somente o dinheiro que você se sentiria confortável em perder para você poder dormir tranquilo. Você também tem a opção de investir em Fundos Imobiliários como maior parte e uma parte menor da sua carteira em ações.

Quando você estiver confortável com a alocação da sua carteira, com ou sem crise você ficará tranquilo. Mas sempre lembre que o pensamento é a longo prazo, assista vídeos do tema, pesquise o comportamento de certas empresas em períodos de crise e invista nas mais resilientes. Assim você entenderá que mesmo em crise, as empresas voltarão a subir, contanto que sejam empresas de qualidade.

Abraço.

Aprendiz Respondido em 26 de junho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua resposta