DY versus Valor

  • . . .

Por que uma carteira baseada na estratégia em investir em empresas que pagam altos DY apresentaria, em média, uma performance maior do que uma carteira baseada em valor no longo prazo. Qual foi o racional do livro Triumph of the Optmists?

Aprendiz Perguntado em em 23 de maio de 2018
Estratégias.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Há alguns pontos interessantes a serem considerados frente à sua pergunta.

Por exemplo, geralmente, empresas que pagam bons dividendos são grandes geradoras de caixa e são empresas sólidas, com um endividamento controlado, e isso por si só só, garante a essas empresas uma boa resiliência no longo prazo, em termos de rentabilidade e conferem a elas uma menor volatilidade, em períodos de crise, por exemplo, quando outras companhias acabam se desvalorizando muito.

Um outro ponto é que várias das empresas boas pagadoras de dividendos não necessitam de muito capital para crescerem, e estão inseridas em negócios subpenetrados, que crescem naturalmente acima do PIB e sem necessitarem de grandes alocações de capital. Além disso, empresas muito focadas em crescimento, possuem um endividamento muito alto, o que acaba pesando bastante para elas, e até comprometendo a saúde financeira, sem falar que muitos dos investimentos realizados por essas empresas, como aquisições, nem sempre apresentam o desempenho esperado, e não se configuram como uma boa alocação de capital, trazendo retornos negativos.

Por fim, o efeito do reinvestimento de dividendos , possibilitado principalmente por empresas pagadoras de dividendos,é muito positivo no longo prazo, e garante um retorno robusto, permitindo o efeito dos juros compostos sobre o patrimônio do investidor, algo que não é observado em empresas que não distribuem muitos proventos aos acionistas.

Faixa Preta Respondido em 23 de maio de 2018.
Adicionar Comentário

Sua resposta