Dividendos já estão livres da inflação?

Quando vejo um DY de, por exemplo, 9%, posso considerar que esse percentual já está livre de inflação ou ainda tenho que fazer esse abatimento?

Aprendiz Perguntado em 25 de outubro de 2018 em Ações.
' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • 1 Resposta(s)

    Pode-se dizer que sim, pois como os dividendos são parcelas dos lucros das empresas, provenientes de suas atividades produtivas e operacionais, a tendência é que o preço desses serviços acompanhe, pelo menos, a inflação.

    Além disso, como as empresas tendem a crescer, expandindo suas atividades, através de crescimento orgânico ou através de aquisições, aumentando a escala e o alcande de seus negócios, a tendência natural é de termos lucros maiores, o que naturalmente se traduz em dividendos maiores, ainda acima da inflação.

    Evidentemente que essa é apenas uma tendência e uma expectativa, e não há uma garantia sobre isso, já que o crescimento dos dividendos dependerá invariavelmente do desempenho operacional das empresas, desempenho este que pode ser afetado por inúmeros fatores. Por isso é importante o investidor se focar em boas empresas, inseridas em segmentos subpenetrados, com espaço relevante para crescimento, e operando produtos e serviços onde não se tenha muito problema em repassar a inflação aos clientes.

    Faixa Preta Respondido em 25 de outubro de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua Resposta

    Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e termos do serviço.