Devo declarar na Receita Federal a compra das ações ou só a venda?

  • . . .

Tenho dúvidas a respeito de como devo declarar meus investimentos. Corrijam-me se estiver errado.

Pelo que pude entender, todo ano declaro meus rendimentos pelo IR – proventos de dividendos, juros sobre capital próprio, rendimentos em fundos, compra de ações etc – tudo aquilo que o relatório da corretora já fornece. Eu só devo declarar movimentações a mais, quando vendo uma ação e, nesse caso, independente de haver ou não isenção, sou obrigado a informar no mês subsequente da venda, correto?

Minha dúvida é basicamente essa. Todo mês subsequente da venda de uma ação eu devo declarar? Quando compro uma ação mas não a vendo, informo somente na declaração anual?

Aprendiz Perguntado em em 10 de agosto de 2020
Imposto De Renda.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Boa tarde.

Anualmente, no IRPF deve-se declarar todas as compras e vendas e recebimento de proventos.  Não há necessidade de declarar mensalmente as vendas, independente de obter lucro ou não.  A sua obrigação é o pagamento da DARF, quando vendido acima de R$ 20.000 e com lucro. Lá na declaração anual, você informa a venda. Recomendo seguir a @contadoradabolsa no instagram. Lá tem muito conteúdo sobre tributação.

 

Aprendiz Respondido em 11 de agosto de 2020.
Adicionar Comentário
  • . . .

Olá amigo, você irá declarar até o ultimo dia útil do mês subsequente a sua venda, no caso de obter lucro, caso o valor seja inferior a R$20mil você declara no IRPF anual todas as suas operações mês a mês.

Experiente Respondido em 12 de agosto de 2020.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta