Critérios de seleção do Ibovespa

  • . . .

Índices Bolsa de Valores

Investidor Perguntado em em 2 de abril de 2018
Carteira.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

A metodologia de escolha dos ativos que farão parte deste índice é composta por dois fatores, a liquidez e o volume das ações.

O primeiro critério diz respeito ao número de negociações que um papel é submetido durantes os pregões, enquanto que o segundo trata do montante financeiro negociado através daqueles ativos na bolsa de valores.

Porém, o fato de uma ação não se encontrar dentro do índice em determinado momento não significa, necessariamente, que a empresa seja melhor ou pior que uma companhia que possui suas ações incluídas nesse parâmetro.

Esse caso significa, apenas, que as empresas que lá se encontram têm suas ações mais negociadas através de um volume financeiro mais relevante.

Assim, as companhias de maior representatividade no Ibovespa são, por consequência, as de maior relevância na bolsa.

 

Investidor Respondido em 2 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Se você quiser saber como é feita a composição do IBOVESPA no detalhe eu recomendo que você leia este arquivo, retirado direto do site da B3: file:///C:/Users/Tiago%20Reis/Downloads/IBOV-Metodologia-pt-br.pdf

Faixa Preta Respondido em 3 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta