Contabilidade para empresas financeiras

  • . . .

    Como analisar demonstrações financeiras de instituições financeiras? Eu vi que o balanço, dre tem formatos diferentes

    Investidor Perguntado em em 18 de maio de 2018
    Ações.
    Adicionar Comentário
    1 Resposta(s)
    • . . .

      Para que serve o Demonstrativo de Resultados do Exercício?

      Esta pergunta me foi passada por um aluno do nosso curso de contabilidade (https://www.sunoresearch.com.br/lp/curso-online-contabilidade-para-investidores/ ).

      Se alguém me desse acesso a apenas uma peça de informação de uma empresa, talvez eu pedisse acesso ao Demonstrativo de Resultados do Exercício, a DRE.

      Embora, não seja uma informação 100% completa, a DRE talvez seja a melhor peça de informação mais relevante para se analisar a qualidade de um negócio.

      O que eu julgo essencial na leitura da DRE?

      Eu vejo alguns itens como primordiais em uma análise.

      Primeiramente eu gostaria de ver uma operação lucrativa. Se a empresa não tem lucro, geralmente é um mau sinal. Existem exceções, e para saber distinguir um prejuízo de outro é preciso entender de contabilidade. Alguns prejuízos, por exemplo, são consequências de despesas não recorrentes.

      Em segundo lugar, eu gosto de ver evolução das principais contas ao longo do tempo.

      As receitas estão crescendo acima dos demais concorrentes? As despesas estão crescendo em um ritmo menor que o crescimento da receita? Geralmente, respostas positivas para essas perguntas são positivas.

      Além disso, eu analiso os principais indicadores que uma empresa produz e alguns indicadores importantes podem ser retirados da DRE, tais como Margem Operacional e a Margem Líquida.

      Geralmente, eu busco negócios de margens elevadas pois estão mais longe de operar no prejuízo, e são prejuízos recorrentes a principal causa de morte de empresas.

      Além disso, existe uma certa correlação entre margens elevadas e a existência de vantagens competitivas naquele negócio e a criação de valor ao acionista.

      Obviamente, ler somente a DRE não é suficiente para ter uma noção completa do negócio.

      Eu sempre analiso o Balanço Patrimonial para saber o nível de endividamento da empresa e quanto de capital está sendo empregado na operação (quanto menos capital empregado, melhor).

      Além disso, é bom ler o Demonstrativo de Fluxo de Caixa para saber como o caixa está sendo aplicado.

      A empresa esta investindo em sua expansão? Reduzindo dívida? Pagando dividendos?

      Através do Demonstrativo de Fluxo de Caixa conseguimos fazer uma análise da alocação de capital que a gestão faz, algo que é extremamente importante.

      Se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre contabilidade, eu te convido a participar do mini curso gratuito de Contabilidade (https://www.sunoresearch.com.br/minicursos/contabilidade/)

       

       

      Faixa Preta Respondido em 18 de junho de 2018.
      Adicionar Comentário
    • Perguntas relacionadas

    • Disclaimer

      As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

    • Sua resposta