Consegui acumular minha reserva de emergência (6 meses de custos mensais) que fica na Nuconta. A partir deste mês, com os 4k mensais que sobram todo mês começaria a investir 40% em renda fixa com liquidez no vencimento, 30% em Fii’s e 30% em ações…

  • . . .

Porém, com a Selic em 5% com tendência de cair ainda mais…será que vale pena eu investir os 40% em renda fixa com liquidez no vencimento? Se sim, que produtos e a que taxas? Me considero de perfil moderado…por isso tinha pensado e 40% renda fixa e 60% em variável (O valor da Nuconta que é minha reserva de  emergência seria algo a parte).

Aprendiz Perguntado em em 3 de novembro de 2019
Carteira.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Essa é uma questão interessante. Infelizmente, é impossível saber com exatidão como a taxa de juros vai se comportar no futuro. O conhecimento comum parece ser o de que, de fato, temos tudo para vivermos vários anos com taxas de juro historicamente baixas. Nesse contexto, não haveria grande perda em aplicar em títulos de renda fixa com liquidez apenas no vencimento no momento atual.

 

A minha sugestão é que você não se preocupe tanto com isso no momento, especialmente considerando que você pode fazer aportes mensais. Aplique todo mês nos títulos que lhe parecerem mais interessantes e você vai diluindo essas incertezas ao longo do tempo.

 

Só uma sugestão de cautela: para um perfil moderado, 60% de renda variável me parece excessivo. Se você ainda não tem uma exposição em renda variável, talvez seja bom começar com um pouco menos e aumentar o valor em reserva. À medida que o tempo for passando, avalie a sua tolerância à volatilidade e ajuste o percentual de acordo. Boa sorte!

Experiente Respondido em 3 de novembro de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Obrigado!!!

Mesmo sendo 60% em renda variável…metade disto seria em Fii’s, que são menos voláteis…logo acredito que os 30% em ações seriam a maior exposição à volatilidade.

Mas confesso que o meu maior receio ainda seria alocar 40% dos meus aportes mensais em títulos de renda fixa com liquidez no vencimento que pagam cerca de 120% a 130% do CDI que com a possível queda e manutenção da taxa Selic nestes níveis deixaria de rentabilizar em algo como Fiis e ações.

 

Como você divide a sua carteira (%) entre renda fixa e e variável?

E dentre destas 2 classes quais ativos?

Aprendiz Respondido em 3 de novembro de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta