Comprar ações de empresas em diferentes pontos de uma cadeia produtiva pode ser considerada uma boa estratégia de gestão de riscos? ex: uma empresa que tira petróleo do poço e uma que distribui a gasolina nos postos.

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 31 de julho de 2019
Ações.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Geralmente quando a demanda de um setor vai mal, todos os elos costumam sofrer também.
Se há pouca demanda por carro, siderurgia, autopeças, concessionárias vão mal.
Em segunda ordem, podem vir distribuidoras de combustíveis, seguradora de carros. Tráfego nas estradas pode diminuir, afetando as concessionárias.

Também há setores com elos mais independentes.

Se você comprar distribuidora,geradora e transmissora de energia seu risco não vai diminuir. Porque transmissora é quase renda fixa, geradora tem problema das secas e distribuidora com gatos.

O ideal é selecionar a dedo as melhores empresas dentro de um mesmo setor.  Se acontecer de duas serem escolhidas em partes diferentes da cadeia, ok.

Mas se ficar na dúvida entre duas empresas de um mesmo setor e duas empresas de setores diferentes, a diversificação entre setores é um critério de desempate e mais importante, na minha visão.

Faixa Preta Respondido em 31 de julho de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta