Como funciona o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) ?

  • . . .

Garantias em renda fixa

Investidor Perguntado em em 22 de março de 2018
Renda Fixa.
Adicionar Comentário
4 Resposta(s)
  • . . .

O FGC  (Fundo Garantidor de Créditos) é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, composta por IF’s e associações de poupança e empréstimos do SFN (Sistema Financeiro Nacional).

Assim, o FGC garante ao investidor depósitos a vista, a prazo, poupança, letras de cambio, imobiliárias e hipotecarias contra as instituições associadas, nas hipóteses de:

  • decretação da intervenção, liquidação extrajudicial ou falência da associada;
  • reconhecimento, pelo Banco Central do Brasil, do estado de insolvência da associada.

O total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250.000.

O fundo é mantido por uma contribuição de 0,125% a.m. sobre 2% do montante de saldos assegurado.

Investidor Respondido em 22 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Lembrando que o desde 21/12/2017, houve alteração que estabelece teto de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.

Faixa Preta Respondido em 22 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Bom lembrar também que se quiser ter a proteção do FGC você deve fazer o cálculo para investir um valor que ao final do período chegue aos 250k e não investir 250k de total.

Exemplo, digamos que você quer investir em um CDB de 5 anos, logo no final de 5 anos você tem que ter os 250k então o valor máximo que você deve investir é 180k que vai rendendo em 5 anos e chegará no fim com 250k. Isto é só um exemplo, não fiz cálculos concretos.

Isso é apenas uma proteção para o caso da instituição financeira quebrar, pois sua garantia é em cima de 250k. Se você tiver 350k, vai perder os 100k.

Experiente Respondido em 23 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Outro aspecto importante é que o FGC, não sendo uma instituição governamental e sim privada, garante os valores com base em seus próprios recursos, ou seja, se uma grande instituição quebrar ou houver um problema sistêmico, é possível que não haja liquidez suficiente para honrar os 250 mil reais. Neste caso, a garantia se dá com base no que for possível, proporcionalmente ao caixa do fundo.

Assim, quando se fala que o FGC garante até 250 mil reais, deve-se entender que ele não garanta o total desse limite, e sim que este é o máximo que ele garantirá, mesmo que você tenha aplicado esse valor ou valor superior.

Investidor Respondido em 23 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta