Como converter e declarar os valores de ações situadas no exterior na aba Bens e Direitos do IRPF? A RFB diz p/ informar se na aquisição foram utilizados rendimentos auferidos originariamente em reais, em moeda estrangeira ou em ambas as moedas.

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 21 de janeiro de 2019
Imposto De Renda.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Você deve especificar a origem do dinheiro que utilizou para comprar as ações na hora de averiguar o ganho de capital.

Se você enviou o dinheiro do Brasil para comprar as ações, ele se classifica como originariamente em reais.

Se você recebeu dividendos em dólar de ações americanas e utilizou esses dividendos para comprar outras ações, por exemplo, esse dinheiro seria originariamente em moeda estrangeira.

Dinheiro originariamente em reais

Na declaração, deve-se converter o valor no dia da compra das ações para reais de acordo com a cotação do dólar fixada para venda, no site do Banco Central do Brasil.

Dinheiro originariamente em moeda estrangeira

Quando for o caso, no momento da venda das ações ou do resgate do dinheiro, é necessário calcular a diferença entre a compra e a venda, em dólares, para obter o lucro.

Sabendo o lucro, converta o valor para Real. A cotação usada é a taxa de compra do dólar no site do Banco Central do Brasil, referente a data do recebimento da venda.

 

Link do Banco Central pra averiguar a cotação do dólar:

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww4.bcb.gov.br%2Fpec%2Ftaxas%2Fbatch%2Ftaxas.asp%3Fid%3Dtxdolar

Faixa Preta Respondido em 22 de janeiro de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta