Como consigo avaliar a  rentabilidade de um banco , sua inadimplência, e o índice de eficiência?

  • . . .

Olá Suno,

 

Tenho investido em um banco  menor, que fica um pouco fora do radar, porém tem uma boa capacidade de pagar dividendos e tem um histórico de lucros crescentes. Mas no livro Investidor Inteligente não fala muito sobre investir nesse setor, O Decio Bazin diz que se passar de 6% ao ano está bom o rendimento em dividendos, e esse banco proporcionar um bom Yield, principalmente no horizonte de longo prazo.  Atualmente está com um P/L  de 7 , está acima do limite da basileia. Mas possui baixa liquidez, porém paga bons dividendos.

 

Como devo avaliar esse banco, baseando na rentabilidade, inadimplência e eficiência?

 

 

Grande abraço

Aprendiz Perguntado em em 6 de fevereiro de 2018
Ações.

Que banco é esse?

em 7 de fevereiro de 2018.

Banco Alfa….mas troquei pelo banco Abc, bem melhor.

em 22 de dezembro de 2018.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Eu começo analisando um banco primeiro pelo seu histórico de rentabilidade, impertinencia e eficiência. Outros indicados como Basiléia são importantes também. Outro fator importante é a escala: é importante o banco ter volume de transações, para diluir custos fixos em uma base grande de clientes. O ideal é que o banco também possua receitas de serviços relevantes: geralmente elas possuem margens elevadas que aumentam o ROE de maneira significativa.

Somente depois de analisar todos estes aspectos que eu irei analisar preço do ativo. Banco pode ser muito perigoso começar analisar pelo preço. Busque primeiro qualidade.

Faixa Preta Respondido em 6 de fevereiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Para obter o índice de Basiléia, acesse:

 

https://www3.bcb.gov.br/ifdata/

 

 

Faixa Preta Respondido em 7 de fevereiro de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta