Fundos Imobiliários

@mccarvalho em 27/02/2018

Com a entrada de novos investidores no mercado de FIIs aumenta a chance de bolhas?

O mercado de FIIs funciona como um leilão. Sendo assim, quanto mais pessoas participam de um leilão, maiores são as chances de se vender os mesmos produtos por preços mais altos, ainda que não haja mudança na qualidade dos produtos vendidos. Desta forma, o aparecimento de bolhas encontra terreno fértil para crescer. Estaria correto esse raciocínio em relação aos FIIs?

4 Respostas

  • @bpmilhao em 27/02/2018

    Existe sim a lei da demanda e oferta, ou seja, se um produto fica escasso ele acaba ficando mais caro, no entanto no que tange à renda variável, o importante  é a análise dos fundamentos das empresas. Comprar só porquê a cotação está subindo é seguir o efeito manada. Se os fundamentos não se justificarem, não há recomendação de compra.

    Exemplo, 1 carro popular custa 30k mas todos começaram a comprar ele e subiu pra 70k, você compraria? Acha que vale 70k em um carro popular usado? A não ser que seja algum item básico de sobrevivência, pagar caro por um produto que custa barato é jogar dinheiro fora.

    É por isso a importância do valuation.

  • @tiagoguitian em 27/02/2018

    Tudo depende do preço que estes investidores estão dispostos a comprar.

    Eu acredito que a palavra bolha é uma palavra muito forte. Para mim, bolha seria se encontrássemos ativos negociados em bolsa pelo dobro do preço (ou mais) do que seu preço no mercado secundário. Não vemos isso hoje.

    Eu vejo, ativos bem precificados, mas não vejo bolha. Não existem grandes exageros. Pelo contrário. O Cap Rate de FII´s ainda é superior ao de propriedades no mercado privado. Ou seja, eles ainda estão atrativos.

  • @alvaro em 27/02/2018

    Concordo que não estamos em estágio bolha. E acredito que essa subida que houve foi por causa:

    • queda das taxas de juros, pessoal do FII usa muito a NTN como referencia;
    • já antecipação da “provável” queda da vacância, que as consultorias já estão dando como certa em 2018/2019.

    Como mercado financeiro antecipa muitas vezes os movimentos, ocorreu essa subida. Mas se for confirmado a queda futura da vacância dos imóveis, os yields irão subir novamente.

    Acredito que é esse o movimento que irá ditar os preços dos FII nesse momento.

  • @bpmilhao em 27/02/2018

    A característica dos FII, excetuando-se os de papéis, é ir de encontro à taxa de juros, ou seja, juros cai, cotas sobem então provavelmente haverá uma queda no preço das cotas quando os juros subirem.

  • fev 2018
  • 27 fev
  • fev 2018